quarta-feira, 6 de março de 2019

Resenha: vídeo, “Educação, práxis e emancipação humana”.
Profa. Esp. Cleide C. do Nascimento
No vídeo exposto “Educação, práxis e emancipação humana” aponta como o titulo pode dar uma previa imaginaria, a emancipação humana é alvo da praxis educativa como também dá indicio no texto “A contribuição de Dermeval Saviani no campo da Filosofia da Educação: reflexões acerca do currículo”. No vídeo, toda a analise é enfatizada a partir do ponto de vista de Karl Marx e Gramsci, enquanto no texto, Demerval Saviani considera as questões relativas à filosofia da educação, estrutura e política educacional, história da educação e teoria pedagógica.
Em ponto de analise, a educação é vista como um grande fator para a emancipação humana. No vídeo, a educação, como citado acima, é o a fonte para a emancipação humana e isto parte de um pressuposto ideológico, com o viés pragmático é possível a efetivação da emancipação humana. No texto o autor observa os problemas e as soluções da educação e os objetos da filosofia.
No texto é possível observar que a partir dos trabalhos de Saviani (2004) e os números de pesquisas feitas pelo o mesmo com viés filosófico, a educação é concebida como um instrumento de luta que ocupa papel fundamental no nível de consciência filosófico, com similaridade com o que é abordado no vídeo, pois para Saviani, é necessário também estabelecer uma nova relação hegemônica que permita constituir um novo bloco histórico sob a direção da classe fundamental dominada na sociedade capitalista, o proletariado.
O fato é que, pelas analises de Saviani, a educação possui problemas e pela concepção de Marx, sendo a educação a fonte necessária, a emancipação pode sim, ser uma utopia.
O texto cita que para Saviani, a tarefa da filosofia da educação é oferecer aos educadores um método de reflexão que lhes permita encarar os problemas educacionais, penetrando na sua complexidade e encaminhando soluções, pois como cita o vídeo os educandos são indivíduos de relações sócias. E, é necessário que o educador esteja apto a educar diferentes educandos, pois eles são unidades de diversidade e possuem interesses diferentes. De acordo com a atualidade e realidade, com os problemas existentes, a pedagogia é monótona e sistemática e por ser assim anula a ideia de que o aluno pode fazer tudo pela sua própria escolha.
No vídeo é exposto a ideia de Gramsci que formula uma teoria capaz de orientar a pratica dos educadores numa direção transformadora concorrendo para que os trabalhadores ascendam ao nível da classe para-si, condição para que possam desenvolver a práxis revolucionária, cujo êxito tornara realidade a emancipação humana. Relacionando do texto, Savani argumenta que a escola é um instrumento de hegemonia fundamental para o desenvolvimento da consciência de classe.
Conforme as concepções dos autores citados, agir em defesa dos interesses da classe trabalhadora é agir em defesa da apropriação do conhecimento objetivo pelos trabalhadores e pela defesa de uma escola publica de qualidade que garanta tal apropriação.
Referência
Educação, Práxis e Emancipação Humana. Dermeval Saviani. I JOINGG. Autor: GGRAMSCI – UFC. Publicado em: 12 de set de 2018. Duração: 58’44’’. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=MakVRJlEFPE>. Acesso em: fev. 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário