segunda-feira, 6 de outubro de 2014

O USO DOS BLOGS NO AMBIENTE ESCOLAR
Profa. Esp. Cleide Coelho do Nascimento
Prof. Esp. Francisco das C. M. dos Santos
Introdução
Weblog, blog, blogue, caderno digital, diário on-line, entre outros nomes conhecidos, foram os termos que entraram no cotidiano das escolas, através de professores e mais precisamente pelos alunos que são mais familiarizados com as ferramentas ligadas a internet.
Os Blogs hoje promovem trocas de ideias e relacionamentos entre alunos, pois a internet potencializa a interação entre estes, possibilitando novos contatos e construções colaborativas.
O ambiente Blog é uma das diversas tecnologias da comunicação e informação disponíveis na rede Web. A aplicabilidade da ferramenta pode ser entre outras, dentro de contexto: informativo, recreativo, jornalístico, comercial e principalmente educacional, ou seja, o uso dependerá dos objetivos propostos e o usuário a quem se destina.
O Ambiente Blog dentro de uma Perspectiva Interativa educacional
O Blog é ferramenta educacional centra-se essencialmente em aspectos de caráter pedagógico relacionado diretamente com o processo de ensino e aprendizagem, proporcionando intercambio de diferentes saberes, além de promover a utilização dos mesmos como espaços de desenvolvimento de debates entre diferentes grupos com interesses comuns, a troca de experiências e relacionamentos entre alunos através da inserção digital que pode nesse contexto, promover técnicas de motivação para leitura e construção de texto digital.
Os ambientes virtuais de aprendizagem proporcionam a seus visitantes interfaces dinâmicas de fácil acesso e manuseio.
O ambiente virtual de aprendizagem deve favorecer a interatividade entendida como participação colaborativa, bidirecionalidade e dialógica, e conexão de teias abertas como elos que traçam a trama das relações. O informata que programa esse ambiente conta, de início, com o fundamento digital, mas para garantir hipertexto e interatividade terá que ser capaz de construir interfaces favoráveis à criação de conexões, interferências, agregações, multiplicidade, usabilidade e integração de várias linguagens (sons, textos, fotografia, vídeo). Terá que garantir à possibilidade de produção conjunta do professor e dos alunos e ai a liberdade de trocas, associações e significações como autoria e co-autoria. (SILVA, apud SILVA, 2005, p.199).
Os Blogs como recurso pedagógico pode ser utilizado de diversas formas dependendo do interesse do seu criador. Podendo ser como um espaço de acesso à informação especializada, um espaço de disponibilizarão de informação tanto por parte de professores como por parte dos alunos ou ainda como um portfólio digital, um espaço de intercambio e colaboração, debate e integração.
Os blogueiros podem publicar diversos tipos de conteúdos como: textos, links, fotos poesias, idéias piadas, notícias. Os weblogs voltados para a educação podem ser utilizados como: um jornal acadêmico; um espaço de reflexão e discussão de estudantes; uma forma de construir conhecimento de forma autônoma e colaborativa; uma ferramenta para estimular pesquisas; uma memória coletiva para registrar os conhecimentos adquiridos pela turma durante os projetos de estudo, sendo possível enriquecer os relatos com links, fotos, ilustrações e sons.
Os Blogs em meios a tantas outras ferramentas disponíveis na internet e por ser de fácil criação e usabilidade podendo assumir a forma de um portfólio digital, um espaço de intercâmbio colaboração, integração ou um simples espaço de debate e assim pode contribuir significativamente para a construção do conhecimento. Deve-se ter em mente que o conhecimento se constrói ao longo do tempo e se consolida por meios das trocas, das colaborações e interações firmadas entre grupos de interesses comuns.
Os Blogs abrem aos usuários, a possibilidade de colaborar na construção do conteúdo e criar em co-autoria. São canais de expressão e comunicação que promovem o contato entre pessoas de interesses comuns. Neste contexto professores podem potencializar a comunicação interativa e incentivar a prática da leitura e criação de textos entre alunos em um ambiente digital.
Considerações
O ambiente virtual blog é uma ferramenta de comunicação e interação que os educadores devem dispor para desenvolver aulas e explorar conteúdos com maior profundidade. Sua utilização pode melhorar a interação entre os sujeitos participantes do processo educacional e tornar as atividades mais divertidas e criativas, de maneira lúdica, além de proporcionar a divulgação de trabalhos e experiências realizadas no meio escolar.
Dessa maneira, se usados com vistas à educação, podem promover a troca de ideias e o relacionamento entre todos os participantes do processo educacional. É um espaço aberto à autoria e a produção, tanto individual como em grupo, servindo de elo entre a criação e o conhecimento, de maneira que através dessa aprendizagem ativa pode-se favorecer a aprendizagem.
Referências
ABRANCHES, Sérgio Paulino. Informática e Educação - o Paradigma Pedagógico da Informática Educativa: Algumas implicações para o Trabalho Docente.  Julho / 2000. Disponível em: <http://www.revistaconecta.com/conectados/abranches_paradigma.htm>. Acessado em junho de 2014.
ARAÚJO, Artur Vasconcellos. A noticia que é noticia: o blog jornalístico. Disponível em: <http://homer.nuted.edu.ufrgs.br/ObjetosPEAD2006/obj_blog/conceito.pdf>. Acessado em junho de 2014.
ARAÚJO, Luiz H. L. FILHO, Gentil J. Lucena. Comunidades virtuais de aprendizagem: novas dinâmicas de aprendizagem exigem novas formas de avaliação. Disponível em:<http://homer.nuted.edu.ufrgs.br/ObjetosPEAD2006/obj_blog/CVAsbie2005.pdf>. Acessado em junho de 2014.
AUSUBEL, D.P., NOVAK, J.D. e HANESIAN, H. Psicologia educacional. (trad. De Eva Nick et al.) Rio Interamericana, 1980. 625 p.
MORAN, José Manuel. Como utilizar as tecnologias na escola. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/ moran/utilizar.htm>. Acessado em junho de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário