O
USO DOS BLOGS NO AMBIENTE ESCOLAR
Profa.
Esp. Cleide Coelho do Nascimento
Prof. Esp.
Francisco das C. M. dos Santos
Introdução
Weblog, blog, blogue, caderno digital, diário
on-line, entre outros nomes conhecidos, foram os termos que entraram no
cotidiano das escolas, através de professores e mais precisamente pelos alunos
que são mais familiarizados com as ferramentas ligadas a internet.
Os Blogs hoje promovem trocas de ideias e
relacionamentos entre alunos, pois a internet potencializa a interação entre
estes, possibilitando novos contatos e construções colaborativas.
O ambiente Blog é uma das diversas
tecnologias da comunicação e informação disponíveis na rede Web. A
aplicabilidade da ferramenta pode ser entre outras, dentro de contexto:
informativo, recreativo, jornalístico, comercial e principalmente educacional,
ou seja, o uso dependerá dos objetivos propostos e o usuário a quem se destina.
O Ambiente Blog dentro de
uma Perspectiva Interativa educacional
O Blog é ferramenta educacional centra-se
essencialmente em aspectos de caráter pedagógico relacionado diretamente com o
processo de ensino e aprendizagem, proporcionando intercambio de diferentes
saberes, além de promover a utilização dos mesmos como espaços de
desenvolvimento de debates entre diferentes grupos com interesses comuns, a
troca de experiências e relacionamentos entre alunos através da inserção
digital que pode nesse contexto, promover técnicas de motivação para leitura e
construção de texto digital.
Os ambientes virtuais de aprendizagem
proporcionam a seus visitantes interfaces dinâmicas de fácil acesso e manuseio.
O ambiente virtual de
aprendizagem deve favorecer a interatividade entendida como participação
colaborativa, bidirecionalidade e dialógica, e conexão de teias abertas como
elos que traçam a trama das relações. O informata que programa esse ambiente
conta, de início, com o fundamento digital, mas para garantir hipertexto e
interatividade terá que ser capaz de construir interfaces favoráveis à criação
de conexões, interferências, agregações, multiplicidade, usabilidade e
integração de várias linguagens (sons, textos, fotografia, vídeo). Terá que
garantir à possibilidade de produção conjunta do professor e dos alunos e ai a
liberdade de trocas, associações e significações como autoria e co-autoria.
(SILVA, apud SILVA, 2005, p.199).
Os Blogs como recurso pedagógico pode ser
utilizado de diversas formas dependendo do interesse do seu criador. Podendo
ser como um espaço de acesso à informação especializada, um espaço de
disponibilizarão de informação tanto por parte de professores como por parte
dos alunos ou ainda como um portfólio digital, um espaço de intercambio e
colaboração, debate e integração.
Os blogueiros podem publicar diversos tipos
de conteúdos como: textos, links, fotos poesias, idéias piadas, notícias. Os
weblogs voltados para a educação podem ser utilizados como: um jornal
acadêmico; um espaço de reflexão e discussão de estudantes; uma forma de
construir conhecimento de forma autônoma e colaborativa; uma ferramenta para
estimular pesquisas; uma memória coletiva para registrar os conhecimentos
adquiridos pela turma durante os projetos de estudo, sendo possível enriquecer
os relatos com links, fotos, ilustrações e sons.
Os Blogs em meios a tantas outras ferramentas
disponíveis na internet e por ser de fácil criação e usabilidade podendo
assumir a forma de um portfólio digital, um espaço de intercâmbio colaboração,
integração ou um simples espaço de debate e assim pode contribuir
significativamente para a construção do conhecimento. Deve-se ter em mente que o
conhecimento se constrói ao longo do tempo e se consolida por meios das trocas,
das colaborações e interações firmadas entre grupos de interesses comuns.
Os Blogs abrem aos usuários, a possibilidade
de colaborar na construção do conteúdo e criar em co-autoria. São
canais de expressão e comunicação que promovem o contato entre pessoas de
interesses comuns. Neste contexto professores podem potencializar a comunicação
interativa e incentivar a prática da leitura e criação de textos entre alunos
em um ambiente digital.
Considerações
O ambiente virtual blog é uma ferramenta de
comunicação e interação que os educadores devem dispor para desenvolver aulas e
explorar conteúdos com maior profundidade. Sua utilização pode melhorar a
interação entre os sujeitos participantes do processo educacional e tornar as
atividades mais divertidas e criativas, de maneira lúdica, além de proporcionar
a divulgação de trabalhos e experiências realizadas no meio escolar.
Dessa maneira, se usados com vistas à
educação, podem promover a troca de ideias e o relacionamento entre todos os
participantes do processo educacional. É um espaço aberto à autoria e a
produção, tanto individual como em grupo, servindo de elo entre a criação e o
conhecimento, de maneira que através dessa aprendizagem ativa pode-se favorecer
a aprendizagem.
Referências
ABRANCHES,
Sérgio Paulino. Informática e Educação - o Paradigma Pedagógico da Informática
Educativa: Algumas implicações para o Trabalho Docente. Julho / 2000. Disponível em: <http://www.revistaconecta.com/conectados/abranches_paradigma.htm>.
Acessado em junho de 2014.
ARAÚJO,
Artur Vasconcellos. A noticia que é noticia: o blog jornalístico. Disponível em:
<http://homer.nuted.edu.ufrgs.br/ObjetosPEAD2006/obj_blog/conceito.pdf>. Acessado
em junho de 2014.
ARAÚJO,
Luiz H. L. FILHO, Gentil J. Lucena. Comunidades virtuais de aprendizagem: novas
dinâmicas de aprendizagem exigem novas formas de avaliação. Disponível em:<http://homer.nuted.edu.ufrgs.br/ObjetosPEAD2006/obj_blog/CVAsbie2005.pdf>.
Acessado em junho de 2014.
AUSUBEL,
D.P., NOVAK, J.D. e HANESIAN, H. Psicologia educacional. (trad. De Eva Nick et
al.) Rio Interamericana, 1980. 625 p.
MORAN,
José Manuel. Como utilizar as tecnologias na escola. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/
moran/utilizar.htm>. Acessado em junho de 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário