terça-feira, 6 de janeiro de 2015

REFLETINDO SOBRE O ENSINO DE GEOMETRIA E MATERIAL CONCRETO
Prof. Esp. Francisco das C. M. dos Santos
Profa. Esp. Cleide Coelho do Nascimento
Percebemos que os conteúdos relacionados à Geometria quando comparado com outros são muitas vezes deixado de lado, possivelmente pela dificuldade de abstração que o aluno tem por não manusear as formas estudadas, vendo-as apenas em figuras.   
Vale lembrar que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1997) asseguram um lugar para a Geometria no Ensino Fundamental como “Espaço e Forma”, o que nos remete à relevância em se discutir essa questão dentro da formação de professores.
Diante disso é importante trabalhar a geometria com moldes, software ou mesmo outros recursos que possibilite a interação do aluno com a construção de conhecimento ao mesmo tempo pode-se promover uma aula mais dinâmica e lúdica.







Referências
ALMOULOUD, Saddo Ag. Fundamentos da Didática da Matemática. Curitiba: UFPR, 2007.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria do Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais – matemática. 1997.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria do Ensino Médio. Parâmetros curriculares nacionais – matemática. 1997.
IBERNON, Francisco.  Formação Continuada de Professores: Porto Alegre: Artemed, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário