SOCIOLOGIA: TEORIAS CONTEMPORÂNEAS (Síntese)
Escola de Franckfurt
Tem como destaque entre outros: Max Horkheimer, Walter
Benjamin, Eric Fromm (anos iniciais), sendo direcionados seus estudos a revisão
dos estudos maxistas cominando conceitos sociológicos do conhecimento e da
psicanálise e Jürgen Habemas que se preocupava comas dimensões ideológicas do
conhecimento e seus diversos condicionamentos que elabora o conceito de ação
comunicativa, identificando dois tipos de razões: instrumental (domínio da
natureza) e comunicativa (concretização e libertação humana).
Pierre Bourdieu – Nova sociologia
francesa
Realizou pesquisas a partir de análises da educação e do
patrimônio cultural familiar dentro de uma visão objetiva e subjetiva,
desenvolvendo conceitos a noção de habitus (disposição do individuo herdada da
família e experiências) e campo (relacionado com a vida autônoma social no
contexto histórico).
Norbert Elias
Apresenta a sociedade em seus estudos como teia de
relações, buscado entender as relações do individuo livre na sociedade com suas
vontades e motivações, bem como a interiorização e personalidade que a
sociedade imprime agindo sobre os sujeitos.
Escola de Chicago
Direciona olhares para o ritmo e mobilidade da sociedade,
tendo seu foco, o estudo sobre as motivações, contribuindo com novas técnicas e
métodos de pesquisa social, tendo como destaque: George Simmel, o prognatismo
de John Dewey, George Herbet (valoização do caráter simbólico e subjetivo da
ação social), dentre outros.
George Simmel
Nos estudos realizados, George Simmel, teve seu foco
direcionado para a descrição da transformação da sociedade moderna relacionada
às grandes cidades e as conseqüências implicadas à vida das pessoas, nos
aspectos relacionados ao dinheiro, valores, moda, culturas a personalidade
artística e o próprio individuo (base para seus estudos), contribuindo nas
análises das relações objetivas e subjetivas construídas na sociedade pelo
individuo, criando uma modelo para compreensão da teoria da ação baseado na
forma e conteúdo fundamentado nos motivos (interesses, impulso, instinto,
etc.), ou seja, é necessário que os indivíduos tenham capacidade prática e
entender as ações recíprocas, para que haja interação ou associação.
Referências
CASTRO, A. M. de. Introdução ao
pensamento sociológico:coletânea de textos. São Paulo: Centauro, 2001.
REIS, Cinthia Regina Nunes. MOURA JÚNIOR, Cosme Oliveira. Sociologia Geral. São Luís: UemaNet, 2010.
TURNER, Jonathan H. Sociologia: conceitos e aplicações. São Paulo: MaKron Books, 1999.
VILA NOVA, Sebastião. Introdução à Sociologia. São Paulo: Atlas, 2008.
REIS, Cinthia Regina Nunes. MOURA JÚNIOR, Cosme Oliveira. Sociologia Geral. São Luís: UemaNet, 2010.
TURNER, Jonathan H. Sociologia: conceitos e aplicações. São Paulo: MaKron Books, 1999.
VILA NOVA, Sebastião. Introdução à Sociologia. São Paulo: Atlas, 2008.
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