sábado, 6 de junho de 2015

SOCIOLOGIA: TEORIAS CONTEMPORÂNEAS (Síntese)
Escola de Franckfurt
Tem como destaque entre outros: Max Horkheimer, Walter Benjamin, Eric Fromm (anos iniciais), sendo direcionados seus estudos a revisão dos estudos maxistas cominando conceitos sociológicos do conhecimento e da psicanálise e Jürgen Habemas que se preocupava comas dimensões ideológicas do conhecimento e seus diversos condicionamentos que elabora o conceito de ação comunicativa, identificando dois tipos de razões: instrumental (domínio da natureza) e comunicativa (concretização e libertação humana).
Pierre Bourdieu – Nova sociologia francesa
Realizou pesquisas a partir de análises da educação e do patrimônio cultural familiar dentro de uma visão objetiva e subjetiva, desenvolvendo conceitos a noção de habitus (disposição do individuo herdada da família e experiências) e campo (relacionado com a vida autônoma social no contexto histórico).
Norbert Elias
Apresenta a sociedade em seus estudos como teia de relações, buscado entender as relações do individuo livre na sociedade com suas vontades e motivações, bem como a interiorização e personalidade que a sociedade imprime agindo sobre os sujeitos.
Escola de Chicago
Direciona olhares para o ritmo e mobilidade da sociedade, tendo seu foco, o estudo sobre as motivações, contribuindo com novas técnicas e métodos de pesquisa social, tendo como destaque: George Simmel, o prognatismo de John Dewey, George Herbet (valoização do caráter simbólico e subjetivo da ação social), dentre outros.
George Simmel
Nos estudos realizados, George Simmel, teve seu foco direcionado para a descrição da transformação da sociedade moderna relacionada às grandes cidades e as conseqüências implicadas à vida das pessoas, nos aspectos relacionados ao dinheiro, valores, moda, culturas a personalidade artística e o próprio individuo (base para seus estudos), contribuindo nas análises das relações objetivas e subjetivas construídas na sociedade pelo individuo, criando uma modelo para compreensão da teoria da ação baseado na forma e conteúdo fundamentado nos motivos (interesses, impulso, instinto, etc.), ou seja, é necessário que os indivíduos tenham capacidade prática e entender as ações recíprocas, para que haja interação ou associação.
Referências
CASTRO, A. M. de. Introdução ao pensamento sociológico:coletânea de textos. São Paulo: Centauro, 2001.
REIS, Cinthia Regina Nunes. MOURA JÚNIOR, Cosme Oliveira. Sociologia Geral. São Luís: UemaNet, 2010.
TURNER, Jonathan H. Sociologia: conceitos e aplicações. São Paulo: MaKron Books, 1999.
VILA NOVA, Sebastião. Introdução à Sociologia. São Paulo: Atlas, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário