sábado, 6 de abril de 2019

FICHA RESUMO DO FILME: “A CONQUISTA DO PARAÍSO”
1. FICHA TÉCNICA
Título: 1492 - A Conquista do Paraíso
Título original: 1492: Conquest of Paradise
Ano de produção: 1992
País de produção: EUA/França/Espanha/Inglaterra
Duração: 2 horas e 35 min
Idioma original: Espanhol
Diretor: Ridley Scott
2. CONTEXTO HISTÓRICO
ÉPOCA/ PERÍODO/ FATO HISTÓRICO
O filme narra a descoberta da américa por genovês Cristóvão Colombo que ocorreu no final do século XIV, seu interesse inicia era traçar um caminho que os levasse até as Índias, para assim buscar especiarias e ouro, a descoberta da américa ocorre em 12 de outubro de 1492, sob as ordens da rainha Católica da Espanha.
LOCAL(IS) ONDE SE DESENROLA O ENREDO
O enredo inicia-se na Europa especificamente na Espanha, e termina na recém-descoberta América onde é atual “El Salvador”. Onde se desenvolveu toda a conquista do paraíso de 1492.
SOCIEDADE/ CLASSE SOCIAL/ GRUPO PROFISSIONAL
No filme nos apresenta a realeza e a classe nobre e dos padres e jesuítas, além de ter homens livres.
CONTEXTO POLÍTICO E/ OU SOCIAL
O contexto político que era composto pela realeza e nobreza da época, além te receber conselhos e pedidos da igreja.
3. QUESTÕES TEMÁTICAS
SINOPSE
A intenção de Cristóvão Colombo era apenas tenta provar que poderia chegar à Índia pelo o ocidente, e assim buscar nova rota para comércio de especiarias na Índia e também conquista riquezas para a coroa espanhola, mas para isso ele precisaria do apoio da “Universidade de Salamanca”, pois os custos de uma viajem desse poste era altíssimos, mais quando o seu pedido e negado pela Universidade colombo fica furioso e acaba agredindo o padre e o demais ao seu redor que estavam na igreja com isto Colombo começa uma penitência de não falar, pouco tempo depois ele recebe uma visita de Martin Afonso, que audiência com a rainha da Espanha, querida a permissão e ajuda para iniciar a expedição e logo Colombo partiu rumo as índias.
Depois de muito tempo no mar, com os marinheiros desacreditados avistando Terra Firme em 21 de outubro de 1492, Colombo batiza a terra de “São Salvador”, ao achar as terras que não estava em seus planos, ele é nomeado de “Dom Cristóvão”. Mas a viagem de Colombo não acaba em “São Salvador” continua após obter a confiança de uma tribo ensinar seu idioma a onde os indígenas Colombo continua sua jornada descobrindo outras ilhas e as batizado e consequentemente tendo contato com outras tribos de indígena, e em uma ilha que batizou Santa Maria de La Concepción, onde encontrou a existência de ouro.
Colombo voltando para a Europa com alguns nativos, deixa na ilha 39 homens. Ao chegar à Espanha Colombo e recebido bem por todos pelas suas descobertas, Colombo recebe uma cerimônia que logo depois apresenta à rainha as especiarias encontradas no novo mundo, expondo a riqueza indígena e como eles se vestiam La no paraíso.
Logo depois Colombo sobre ordem da Rainha comece preparativo para a nova expedição levando com ele 1.500 homens e 17 navios nessa expedição Colombo retorna para América com um objetivo de construir uma vila sendo a primeira a ser construída no novo mundo.
Com essa construção da primeira Vila muitos índios foram escravizados pelos europeus nessa construção e também fazendo eles explorarem as cavernas para obter ouro, aos poucos o europeu vai impondo sua cultura ao índio, língua, religião e tecnologia de forma agressiva e violenta. , que logo depois causou uma revolta entre eles começando a matar colonos, que casou um descontrole de poder de Colombo sobre eles, Dom Adrien é preso e condenado, mas consegue fugir e colocar fogo em algumas casas, causando divisão e conflitos em Colombo e Adrien nesse conflito, Colombo sai vitorioso, que punirá os traidores a morte.
Depois de toda essa disputa de poder e confusão que ocorreu Colombo entra em grandes dificuldades, pois muitos espanhóis não compartilhavam dos mesmos ideais que ele dificultando muito o seu trabalho diplomacia com os nativos Colombo ver cada dia mais ficar mais difícil a construção da Vila Novo Mundo após uma grande tempestade que ocorreu na Vila Dom Francisco de Bobadilha, se torna novo Governador na Vila mandando de volta Colombo para a Espanha, em 1501 ele ficou preso por sua falta de sucesso como administrador colonial, Colombo perde o poder da autoridade política que ficou apenas com o título de almirante.
Em 1502, Colombo segue viagem para o novo mundo com seu filho Fernando, seu filho em sua última viagem ao novo mundo, apontaram no atual Panamá, e ainda revelou a existência de um novo mar, Oceano Pacífico, assim termina o filme com vinda de Colombo para o paraíso.
*Ficha (compilação) produzida pelo aluno Matheus Wilson S. dos Santos do curso de História – UEMA-CESC.


Nenhum comentário:

Postar um comentário