segunda-feira, 6 de maio de 2019

FICHA RESUMO DO FILME: “A BRUXA”
1. FICHA TÉCNICA
Título: A Bruxa
Título original: The VVitch, New-England Folktal
Ano de produção: 2016
País de produção: Estados Unidos, Canadá e Reino Unido
Duração: 93 min
Idioma original: Inglês
Diretor: Robert Eggers
2. CONTEXTO HISTÓRICO
ÉPOCA/ PERÍODO/ FATO HISTÓRICO
O contexto histórico do filme se passa no século 17, período em que ocorreu a caça às bruxas que ocorria em toda a Europa.
LOCAL(IS) ONDE SE DESENROLA O ENREDO
Região de Northern Ontario, Canadá.
SOCIEDADE/ CLASSE SOCIAL/ GRUPO PROFISSIONAL
Os grupos sociais que são apresentados no decorrer do filme são as famílias que habitavam as colônias juízes e as ditas bruxas.
CONTEXTO POLÍTICO E/ OU SOCIAL
Todo Contexto Político E Social Desta Época Era Regido Pelo Sistema Patriarcal De Governo Onde O Homem Que Era O Centro E Comandava Tudo
3. QUESTÕES TEMÁTICAS
SINOPSE
No século XVII, William é um puritano excomungado (por heresia) de uma plantação cristã na Nova Inglaterra juntamente com sua família: a esposa Katherine, a filha Thomasin, o filho Caleb e os gêmeos fraternos Mercy e Jonas. Como resultado, a família viaja para longe e, depois de um dia, encontram um pedaço de terra junto à margem de uma grande floresta para começar sua nova vida. Vários meses depois, eles construíram uma casa e uma fazenda; Katherine deu à luz seu quinto filho, Samuel. Um dia, enquanto Thomasin está brincando com Samuel, uma bruxa que vive na floresta o sequestra. A bruxa a mata e usa seu sangue e gordura para fazer uma manteiga, o que ela esfrega sobre si mesma e sobre sua vassoura, como um unguento.
Katherine fica devastada pelo desaparecimento de Samuel e passa os dias chorando e rezando para Deus. William leva Caleb para caçar alimentos quando ele descobre que suas colheitas estão falhando. Caleb confronta seu pai sobre se Samuel foi para o Céu ou não, uma vez que ainda não foi batizado, e William revela a Caleb que ele trocou taça de prata de Katherine para o abastecimento de caça. Eles são malsucedidos em sua busca, localizando apenas uma lebre grande, que eles não conseguem matar quando a arma de William trava, causando uma lesão no rosto. De volta à fazenda, os gêmeos brincam com um bode preto, a quem chamam de Black Phillip. Depois de voltar, Caleb encontra-se com Katherine em nome de William que foi à procura de maçãs. Naquela noite, William e Katherine discutem expulsar Thomasin, uma prática comum do século XVII em que as mulheres jovens foram enviadas para trabalhar em outro lar para aprender habilidades domésticas.
Na manhã seguinte, Thomasin junta-se a Caleb numa viagem de caça. Eles encontram a lebre que Caleb e William viram no dia anterior. Seu cão corre atrás da lebre e Caleb segue. Em pânico o cavalo lança Thomasin, que cai inconsciente. Caleb finalmente encontra seu cão estripado em frente a casa da bruxa. Ela aparece a Caleb, como uma mulher jovem e atrai-lo antes de pegar ele. William e Katherine procuram Thomasin e Caleb. Thomasin desperta e retorna para a fazenda, mas Caleb está desaparecido. Katherine começa a suspeitar que Thomasin tem culpa pelo desaparecimento de Caleb e de sua taça de prata. William revela a Katherine sobre a negociação que fez com a taça de prata. Thomasin mais tarde descobre Caleb nu e fraco.
 Os gêmeos acusam Thomasin de ser uma bruxa, pois ela brincou sobre isso mais cedo. Caleb começa a melhorar e a família ora por ele. Caleb é aparentemente libertado do feitiço lançado sobre ele depois de tossir uma maçã sangrenta. Ele apaixonadamente proclama seu amor por Cristo, depois morre na presença de sua família. Thomasin continua a ser acusada de bruxaria, onde por sua vez, acusa os gêmeos de serem bruxos devido a eles constantemente falarem com Black Phillip – devido ao bode depois dos tempos bíblicos ser um símbolo associado ao satanismo. Enfurecido com o comportamento de seus filhos restantes, William coloca Thomasin e os gêmeos trancados no estábulo durante a noite antes de enterrar Caleb. Thomasin pede a William para que não os tranque com o Black Phillip dentro – qual ela chamou anteriormente de Lúcifer. William depois admite seus pecados de orgulho a Deus enquanto Thomasin escuta. Mais tarde, a bruxa entra no estábulo, começa beber o sangue das cabras, e assusta Thomasin e os gêmeos.
Dentro da casa, Katherine tem uma visão de Caleb e Samuel e começa amamentar Samuel. Na realidade, "Samuel" é um corvo que vai ao peito Katherine, deixando-a manchada de sangue na manhã seguinte. No dia seguinte, William encontra o estábulo destruído e os gêmeos desaparecidos. Ele então é chifrado por Black Phillip e morre. Thomasin é atacada por Katherine, que culpa por tudo o que aconteceu. Katherine tenta estrangular Thomasin mas, em autodefesa, Thomasin apunhala Katherine à morte. Naquela noite, Thomasin fala com Black Phillip. Em vez de morrer de fome ou perseguição por bruxaria, Thomasin desesperada e solitária concorda em servi-lo. Black Phillip assume a forma de Satanás, diz para ela se despir, e ajuda a assinar seu nome em seu livro, pois ela não sabe escrever. Thomasin então segue Black Phillip na floresta, onde ela finalmente se depara com uma fogueira cercada por uma coven de bruxas nuas envolvidas em Sabbat. As bruxas levitam no ar. Thomasin se junta a elas e também sobe acima da terra, rindo.
*Ficha (compilação) produzida pelo aluno Matheus Wilson S. dos Santos do curso de História – UEMA-CESC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário