sábado, 6 de março de 2021

 OS RECURSOS GRÁFICOS NOS MEIOS DIGITAIS (A PRÁTICA PEDAGÓGICA E AS MÍDIAS)

Nos gêneros digitais de correspondências eletrônicas, alguns recursos gráficos continuam sendo imprescindíveis. Um exemplo disto é o início de frases com letras maiúsculas, afinal seu interlocutor precisa saber que realmente sua frase ali se iniciou. Outro exemplo é o uso de textos escritos com letras maiúsculas. Segundo as obscuras regras da etiqueta da internet, escrever com maiúsculas É GRITAR, motivo pelo qual a conduta deve ser evitada ao máximo. Sim, também vale lembrar que você deve sempre atentar para a correspondência entre o assunto e o conteúdo da mensagem e, também, de apagar textos desnecessários bem como também apagar endereços eletrônicos que não estão sendo usados.

As mídias para o processo de ensino e aprendizagem

A relação entre o caráter pedagógico da mídia e a formação dos sujeitos sociais é derivada da qualidade discursiva da própria mídia. Mídias impressas produzem e reproduzem um tipo de discurso cujo limite é demarcado por sua própria ordem linear e contido na linguagem escrita. Mídias que incorporam imagens já apresentam uma amplitude demarcada pelas amplas possibilidades de interpretação imagética, propalando assim uma diversidade de discursos. Segundo Lèvy (1999, p.61), “a mídia é o suporte ou veículo da mensagem. O impresso, o rádio, a televisão, o cinema ou a internet, por exemplo, são mídias”.

Na contemporaneidade, as mídias – em seus diferentes suportes (a exemplo do físico e do digital) disponíveis em ambientes reais ou virtuais – têm sido cada vez mais incorporadas pela Educação, através das modalidades a distância e mesmo na modalidade presencial. Portanto, se faz necessário o entendimento das novas possibilidades pedagógicas que se apresentam nestes ambientes. Diante deste contexto, o mundo das imagens tem um papel muito importante numa perspectiva pedagógica, por ser um terreno de contestação e lutas entre aqueles conhecimentos que são incluídos e aqueles que são excluídos pela mídia. Sendo assim, a mídia, tal qual a educação, produz e é produzida por discursos.

Na medida em que entendemos as TDIC como os meios que utilizamos para tornar possível o acesso à informação e permitir a comunicação, podemos dizer que essas tecnologias estão cada vez mais integrando o mundo em redes e podem constituir novos formatos para as concepções de ensino e aprendizagem, pois as TDIC permitem uma importante atividade no âmbito da educação, mas a sua utilização vai além. Certamente, não basta ensinar apenas os procedimentos, manuseá-las ou tomá-las como a nova oportunidade para melhorar a educação. É necessário fomentá-las sobre como propiciar os melhores processos de ensino e aprendizagem, e pelo contrário, as TDIC se adequadamente desenvolvidas podem contribuir e indicar mudanças nas formas de se comunicar e viver em sociedade.

Portanto, devemos considerar que são muitos os recursos a nossa disposição para aprender e para ensinar, mas tudo depende de como for feito. Nesse aspecto, é fundamental integrar as TDIC numa perspectiva educativa, de modo que sejam representadas como uma veia de interação e não como paradigmas ou modelo pedagógico.

Diante do exposto, considerando as TDIC a junção de múltiplas mídias, é necessário que tanto o professor quanto o aluno consigam estabelecer o uso simultâneo de múltiplos códigos, logo, difunde-se a necessidade de criação de mídias no processo de ensino e aprendizagem.

Sendo assim, é de fundamental importância refletir acerca das possibilidades de potencializar o uso destas mídias no processo de ensino e aprendizagem a partir das TDIC (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) que podem tornar o processo de ensino e aprendizagem mais participativo e incentivar o trabalho coletivo de estudantes e professores.

Referência

Textos compilados integralmente de: GUERRA, Rafael Angel Torquemada [Org.]. Recursos Audiovisuais. Especialização Informática na Educação. Educação a Distância. C 569 / Cadernos Cb Virtual 7. UFPB/BC. João Pessoa: Ed. Universitária, 2011.

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