OS RECURSOS GRÁFICOS NOS MEIOS DIGITAIS (A PRÁTICA PEDAGÓGICA E AS MÍDIAS)
Nos gêneros digitais de correspondências
eletrônicas, alguns recursos gráficos continuam sendo imprescindíveis. Um
exemplo disto é o início de frases com letras maiúsculas, afinal seu
interlocutor precisa saber que realmente sua frase ali se iniciou. Outro
exemplo é o uso de textos escritos com letras maiúsculas. Segundo as obscuras
regras da etiqueta da internet, escrever com maiúsculas É GRITAR, motivo pelo
qual a conduta deve ser evitada ao máximo. Sim, também vale lembrar que você
deve sempre atentar para a correspondência entre o assunto e o conteúdo da mensagem
e, também, de apagar textos desnecessários bem como também apagar endereços
eletrônicos que não estão sendo usados.
As mídias para o processo de
ensino e aprendizagem
A relação entre o caráter
pedagógico da mídia e a formação dos sujeitos sociais é derivada da qualidade
discursiva da própria mídia. Mídias impressas produzem e reproduzem um tipo de
discurso cujo limite é demarcado por sua própria ordem linear e contido na
linguagem escrita. Mídias que incorporam imagens já apresentam uma amplitude demarcada
pelas amplas possibilidades de interpretação imagética, propalando assim uma
diversidade de discursos. Segundo Lèvy (1999, p.61), “a mídia é o suporte ou
veículo da mensagem. O impresso, o rádio, a televisão, o cinema ou a internet,
por exemplo, são mídias”.
Na contemporaneidade, as
mídias – em seus diferentes suportes (a exemplo do físico e do digital)
disponíveis em ambientes reais ou virtuais – têm sido cada vez mais
incorporadas pela Educação, através das modalidades a distância e mesmo na
modalidade presencial. Portanto, se faz necessário o entendimento das novas
possibilidades pedagógicas que se apresentam nestes ambientes. Diante deste
contexto, o mundo das imagens tem um papel muito importante numa perspectiva
pedagógica, por ser um terreno de contestação e lutas entre aqueles
conhecimentos que são incluídos e aqueles que são excluídos pela mídia. Sendo
assim, a mídia, tal qual a educação, produz e é produzida por discursos.
Na medida em que entendemos as
TDIC como os meios que utilizamos para tornar possível o acesso à informação e
permitir a comunicação, podemos dizer que essas tecnologias estão cada vez mais
integrando o mundo em redes e podem constituir novos formatos para as
concepções de ensino e aprendizagem, pois as TDIC permitem uma importante
atividade no âmbito da educação, mas a sua utilização vai além. Certamente, não
basta ensinar apenas os procedimentos, manuseá-las ou tomá-las como a nova
oportunidade para melhorar a educação. É necessário fomentá-las sobre como
propiciar os melhores processos de ensino e aprendizagem, e pelo contrário, as
TDIC se adequadamente desenvolvidas podem contribuir e indicar mudanças nas
formas de se comunicar e viver em sociedade.
Portanto, devemos considerar
que são muitos os recursos a nossa disposição para aprender e para ensinar, mas
tudo depende de como for feito. Nesse aspecto, é fundamental integrar as TDIC
numa perspectiva educativa, de modo que sejam representadas como uma veia de
interação e não como paradigmas ou modelo pedagógico.
Diante do exposto,
considerando as TDIC a junção de múltiplas mídias, é necessário que tanto o
professor quanto o aluno consigam estabelecer o uso simultâneo de múltiplos
códigos, logo, difunde-se a necessidade de criação de mídias no processo de
ensino e aprendizagem.
Sendo assim, é de fundamental importância
refletir acerca das possibilidades de potencializar o uso destas mídias no
processo de ensino e aprendizagem a partir das TDIC (Tecnologias Digitais da
Informação e Comunicação) que podem tornar o processo de ensino e aprendizagem
mais participativo e incentivar o trabalho coletivo de estudantes e
professores.
Referência
Textos
compilados integralmente de: GUERRA, Rafael Angel Torquemada [Org.]. Recursos Audiovisuais. Especialização
Informática na Educação. Educação a Distância. C 569 / Cadernos Cb Virtual 7.
UFPB/BC. João Pessoa: Ed. Universitária, 2011.
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