AUDITORIA (*)
1. Definição
Atividade formal e documentada, executada por
pessoal habilitado e que não tenha responsabilidade direta na execução dos
serviços em avaliação, para verificar a eficácia do sistema da qualidade
implantado, através de evidências objetivas (QUALITY PROGRESS, 1997).
2.
Objetivo
Presta-se à avaliação do grau de eficiência do
sistema da gestão integrada da qualidade, meio ambiente, saúde e segurança no
trabalho. Seus resultados são utilizados com os objetivos de retroalimentação
de sistemas, difusão e aperfeiçoamento do sistema, entre outros.
3. Aspectos
fundamentais
a. Se a concepção do sistema está adequada aos
requisitos; por exemplo, falta de roteiros de trabalho (exigidos pelas normas);
b. Se o sistema está implantado da forma como
foi concebido;
c. O resultado da auditoria, apontando uma não
conformidade, tende a provocar uma reação de resolução por parte dos
envolvidos, de forma mais abrangente e rápida;
d. O simples anúncio de que a auditoria será
realizada é positivo, pois desperta a preocupação em resolver os
assuntos-problema que estavam esquecidos ou que não eram prioritários;
e. A auditoria também provoca a difusão do
próprio sistema de gestão integrada entre os funcionários;
f. Identificar as necessidades de treinamento
de pessoal. As auditorias detalham este fato, contribuindo para aprimorar o
programa de treinamento.
4. Cronograma
As auditorias internas são
realizadas semestralmente, mas poderão ocorrer a qualquer tempo, por
deliberação do Comitê do SGI. Nessas auditorias, são emitidos relatórios dos
desvios encontrados, os quais servem para as devidas correções. Normalmente, as
primeiras auditorias realizadas indicarão necessidades de ajustes nos
procedimentos do SGI. As auditorias externas são realizadas semestralmente, por
auditores do órgão certificador BVQI (Bureau Veritas Quality International),
que verifica a eficácia do sistema.
Vale lembrar que todos os
membros da equipe de auditoria de sistemas devem ter certo conhecimento da área
e experiência prática anterior, tendo trabalhado em centros de processamento de
dados, de desenvolvimento de sistemas, de pesquisa aplicada ou para
fornecedores de hardware, software ou serviços de consultoria na área de
Informática.
5.
Tipos de auditorias
a. Internas: As auditorias internas são
realizadas de modo a verificar a adequação do sistema aos requisitos das
normas. Existe um programa semestral de auditoria interna que contempla todas
as áreas envolvidas no sistema, levando em consideração a importância
ambiental, saúde e segurança, qualidade e responsabilidade social. Os resultados
das auditorias internas são compilados pelo Gerente de Gestão para serem
discutidos durante as reuniões de análise de safra.
b. Externas: análise crítica do sistema, as
auditorias internas e a verificação da eficácia das ações propostas, o Órgão
Certificador Credenciado/BVQI deve ser contratado para a prestação do serviço
de certificação. Na pré-auditoria, as não conformidades devem ser
identificadas, possibilitando a solidificação do sistema.
* Material Compilado de: Prof. Adão Pereira
Santos Junior. Curso Superior de Tecnologia em Segurança no Trabalho. Gestão
Integrada em Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho. São Luís: UEMANET, 2019.
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