segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

 TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS (Recortes de textos)

1 Pedagogia Tradicional

a) Papel da escola - transmitir conhecimentos disciplinares para a formação geral dos alunos, objetiva e preparação intelectualmente.

b) Relação professor-aluno - professor detentor do conhecimento, aluno apenas memoriza o ensinado. O conhecimento centrado no professor cuja função é a de vigiar e aconselhar o aluno. Autoridade e disciplina.

c) Metodologia – aulas-expositivas, comparações, exercícios, lições de casa. Exposição oral dos conteúdos enfatizando a necessidade de exercícios repetitivos para garantir a memorização.

d) Conhecimento – dedutivo. São apresentados apenas os resultados, para que sejam armazenados.

2 Pedagogia Renovada - Escolanovismo

a) Papel da escola - adequar necessidades individuais do homem ao meio e ao mundo. O produto é a interação entre eles.

b) Relação professor-aluno - clima psicológico-democrático, professor é auxiliar das experiências.

c) Metodologia - propiciar experiências, em que o aprendizado ocorra por meio de pesquisa individual, ou seja, aprender experimentando.

d) Autores - Piaget - Teoria do Desenvolvimento, John Dewey (1859-1952), entre outros.

3 Pedagogia Tecnicista

a) Papel da escola - produzir indivíduos competentes para o mercado de trabalho, pois o mundo é o meio podendo ser manipulado e selecionado.

b) Relação professor-aluno – professor é o técnico responsável pela eficiência do ensino.

c) Metodologia – Introdução das Disciplinas Técnicas para atingir objetivos instrucionais, aprender fazendo.

d) Autores – Skinner, Briggs, Pavlov, entre outros.

4 Pedagogia Libertadora

a) Papel da escola – Ênfase ao não-formal. É crítica, questiona as relações do homem no seu meio. Abordagem interacionista.

b) Relação professor-aluno – Relação horizontal, posicionamento como sujeitos do ato de conhecer.

c) Metodologia – Temas geradores extraídos da vida dos alunos. Pedagogia do oprimido.

d) Autores – Paulo Freire, Miguel Gonzáles Arroyo, entre outros.

5 Pedagogia Histórico-Crítica

a) Papel da escola – Prepara o aluno para participação ativa na sociedade. Homem considerado uma pessoa situada no mundo.

b) Relação professor-aluno - Professor é autoridade competente que direciona o processo ensino-aprendizagem. Mediador entre conteúdos e alunos.

c) Metodologia – Ensino centrado no aluno, reconstrói em si o mundo exterior, técnicas de dirigir a pessoa a sua própria experiência para que ela possa estruturar-se e agir.

d) Autores – Montessori, Vygostky, Neill, C. Rogers, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário