segunda-feira, 6 de março de 2023

 FUNÇÕES COGNITIVAS E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (Recorte de textos)

1 Funções cognitivas superiores

Formação de conceitos, raciocínio lógico, fundo de conhecimentos, capacidade de solucionar problemas e de pensar de forma abstrata.

2 Distúrbio

O termo “distúrbio” está mais vinculado ao aluno, na medida em que sugere a existência de comprometimento neurológicos em funções corticais específicas. Do ponto do vista etimológico, a palavra distúrbio pode ser traduzida como “anormalidade patológica por alteração violenta na ordem natural”

3 Dificuldade

O termo “dificuldade” está mais relacionado a problemas de ordem psicopedagógica e/ou sócio - culturais, ou seja, o problema não está centrado apenas no aluno.

4 Transtorno

Transtorno não é um termo exato, porém é usado para indicar a existência de um conjunto de sintomas ou comportamentos clinicamente reconhecível associado, na maioria dos casos, a sofrimento e interferência com funções pessoais

5 Transtornos neurocognitivos

Incluem condições neurológicas e psiquiátricas referidas no DSM IV em Delirium, demência, transtorno neurocognitivo leve e transtorno neurocognitivo maior. O DSM 5 ainda é mantido nos subtipos específicos de Transtornos neurocognitivos.

Os transtornos globais do desenvolvimento, que no DSM IV incluíam Transtorno desintegrativo da infância, Síndrome de Rett e Asperger, foram absorvidos em um único diagnóstico, transtorno do Espectro do Autismo, com algumas exceções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário