terça-feira, 6 de junho de 2023

PROCEDIMENTOS ENVOLVIDOS EM CADA ETAPA DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS (Recortes de textos)

1ª Etapa – Apresentação da Situação

a) Compartilhar a proposta de trabalho com os alunos: É importante explicar o trabalho passo-a-passo; Uma sugestão é fazer uma roda de conversa para apresentar o gênero que será estudado e comentar as diversas atividades que serão desenvolvidas; Organize, junto com a turma, um plano de ação, anotando em um cartaz cada etapa da proposta.

b) Sondar o conhecimento prévio dos alunos acerca do gênero: Nessa etapa, o professor conversa com os alunos sobre o que conhecem do gênero que será trabalhado, ou seja: finalidade, para quem é produzido, onde e como é produzido, qual o tipo de linguagem utilizada etc.

c) Ler diferentes textos do gênero escolhido e Identificar as marcas do gênero: Nessa etapa, o professor deverá promover o contato dos alunos com diferentes textos do mesmo gênero a ser trabalhado, com vistas a discutir sobre os aspectos de sua organização, comprovando, ou não, o que fora previamente levantado pelos alunos.

d) Buscar informações sobre o tema: Esta é uma atividade valiosa para dar consistência ao texto. É preciso conhecer o tema sobre o qual se escreve, qualquer que seja a situação comunicativa, pesquisando, entrevistando pessoas, coletando dados da cultura local; É preciso dominar o conteúdo (ter como dizer) e a forma (ter como fazer), utilizando o gênero mais apropriado para a produção.

2ª Etapa – Produção Inicial

a) Ampliar o repertório dos alunos: De posse do mapeamento dos alunos – informação preciosa para avaliar em que ponto está a turma – o professor elabora um conjunto de atividades de leitura, escrita e oralidade, as mais diversas possíveis; É fundamental oferecer bons e variados textos; aproximando a turma do gênero em estudo. Essa diversidade de propostas amplia a possibilidade de êxito dos alunos.

b) Analisar as marcas do gênero: No decorrer das atividades, é essencial a mediação do professor, para que os alunos consigam analisar e identificar os recursos utilizados pelos autores na escrita. Por exemplo: ler textos, identificar as marcas próprias do gênero (as expressões próprias, os tempos verbais utilizados).

c) Produzir um texto coletivo: Essa é uma etapa bastante desafiadora da sequência didática. O professor coordena a produção de texto coletivo, dando oportunidade para que os alunos troquem ideias, exponham seus conhecimentos, dúvidas. Neste papel, o professor incentiva a participação de todos, organiza as falas, faz intervenções, transforma o discurso oral num texto escrito.

3ª Etapa – Produção Final

a) Produção escrita individual: É hora de o professor mobilizar os alunos para a escrita individual. Para realizar essa atividade, é necessário retomar a situação de produção e relembrar as marcas próprias do gênero. Nessa produção final, o aluno deve colocar em prática tudo o que foi aprendido ao longo da sequência didática.

b) Revisão da produção e reescrita final da produção individual: Essa é uma tarefa que exige muita dedicação por parte do professor e dos alunos. Exige ler, reler, identificar o que não está bem claro e os aspectos que devem ser melhorados no texto. Portanto, o professor precisa incentivar e auxiliar seus alunos a vencer o desafio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário