quinta-feira, 6 de julho de 2023

 CAMINHOS A SEREM TRILHADOS EM UMA LEITURA LÚDICA (Recorte de texto)

Diante de um livro é normal que as crianças sempre fiquem curiosas. O livro é uma caixinha de surpresas e logo elas aprendem isso. O primeiro contato com uma obra nova deve sempre contar com a chance de exploração de todas as informações que a capa aporta (quem é o autor, se tem ilustrações, se já conhece outros trabalhos do mesmo autor, como é a capa, como são as ilustrações, suas cores etc.)

Quando criamos situações em que se evidencia a repetição das palavras no texto, levando as crianças a observarem sua relação com o formato gráfico, as ajudamos a observar a relação entre o ritmo do texto e as linhas escritas, explorando aspectos verbais (palavras escritas ou faladas) e não verbais (gestos, postura, ilustrações, placas, músicas, dentre outros)

A leitura do texto pode ocorrer em diferentes momentos ao longo de alguns dias conforme o ritmo de cada criança. Para que as crianças memorizem, é importante envolvê-las nessa leitura e pouco a pouco. É interessante solicitar para a criança destacar e descreva pontos importantes da leitura e deixe que recitem partes que já conhecem de cor até que memorizem o texto por completo.

Torna-se importante, realizar leitura de textos conhecidos de memória (individual e coletiva), bem como, ler em voz alta, realizar atividade diversos tipos de textos, dentre os quais: narrativo, descritivo, dissertativo-argumentativo, expositivo e injuntivo, que envolva rimas, sonoridade (criação da trilha sonora), musicalidade, em especial os textos que envolva ludicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário