quarta-feira, 6 de setembro de 2023

CONCEITOS DA ORGANIZAÇÃO PROGRESSIVA DAS APRENDIZAGENS (Recorte de textos)

1) Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (1997): Parâmetro de caráter indutor, não obrigatório. Base para a Formação continuada de professores. Modernização das práticas de ensino.

2) Diretrizes Curriculares Nacional – DCN (1990 – 2004): Determinadas pela LDB. Princípios, fundamentos e procedimentos capazes de orientar as escolas na organização, articulação, desenvolvimento e avaliação das suas propostas pedagógicas.

3) Base Nacional Comum Curricular – BNCC: É uma referência obrigatória, mas não é o currículo nem estabelece expectativas de aprendizagem. Seu papel é ser um insumo para a elaboração e revisão dos currículos da educação básica

4) Currículo: Construção social do conhecimento pressupondo a sistematização dos meios para que essa construção se efetive seleção dos conhecimentos e formas para repasse e assimilação

5) Habilidades: Expressam as aprendizagens essenciais que devem ser asseguradas aos alunos nos diferentes contextos escolares.

6) Ensino: Atividade de mediação pela qual são providas as condições e os meios para os alunos se tornarem sujeitos ativos na assimilação de conhecimentos.

7) Trabalho docente: uma atividade intencional, planejada conscientemente visando atingir os objetivos previamente estabelecidos. Por isso precisa ser estruturado e ordenado

8) Modificadores: devem ser entendidos como a explicitação da situação ou condição em que a habilidade deve ser desenvolvida, considerando a faixa etária dos alunos.

9) Pesquisa como princípio pedagógico: Processo que busca que levar o estudante em direção a uma atitude de curiosidade e de crítica, por meio da qual ele é instigado a buscar respostas.

10) Trabalho como princípio educativo: Processo que considera o trabalho como espaço de formação do sujeito; um processo que permeia todo ser do indivíduo e constitui sua especificidade.


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