quinta-feira, 6 de novembro de 2025

O PODER DAS NARRATIVAS NA APRENDIZAGEM (Recortes de textos)

Introdução

A aprendizagem humana está profundamente relacionada à capacidade de contar, ouvir e interpretar histórias. As narrativas são formas milenares de transmitir conhecimento, valores e experiências, permitindo que as pessoas compreendam melhor o mundo e a si mesmas.

No contexto educacional, utilizar narrativas como recurso pedagógico é um caminho eficaz para tornar o ensino mais humano, próximo e significativo, conectando o estudante à sua própria vivência e ao conhecimento acadêmico.

Ponto de reflexão

Utilizar narrativas na educação envolve mais do que apresentar histórias prontas; trata-se de promover a construção de sentidos a partir de experiências e perspectivas, estimulando a criatividade e o pensamento crítico.

Ao serem expostos a narrativas, os estudantes não apenas ampliam o vocabulário e melhoram a compreensão textual, mas também exercitam a empatia ao se colocar no lugar de personagens e compreender diferentes pontos de vista. Essa estratégia dialoga diretamente com a natureza humana, que retém e compreende melhor informações quando elas estão organizadas em forma de enredo.

Além disso, trabalhar com narrativas contribui para integrar diversas áreas do conhecimento, permitindo que dados, conceitos e teorias sejam contextualizados dentro de histórias significativas. A prática promove autonomia intelectual ao incentivar que o estudante produza suas próprias narrativas, transformando-o de receptor a produtor de conteúdo.

Isso gera uma relação mais afetiva com o aprendizado, pois cada aluno compreende que o conhecimento não é algo distante e fixo, mas uma construção que pode ganhar novos sentidos conforme sua própria visão de mundo. Essa vivência fortalece também a oralidade, a argumentação e a capacidade de síntese, competências cada vez mais valorizadas.

Considerações

Trazer narrativas para o processo de ensino-aprendizagem é mais que uma técnica; é um convite para que os alunos utilizem a linguagem como forma de compreender o mundo e expressar sua forma única de interpretá-lo. Essa estratégia contribui para uma educação mais significativa e humanizadora, capaz de despertar no estudante o prazer de aprender e de se comunicar.

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