terça-feira, 6 de maio de 2014

DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA
No dia 6 de maio é comemorado o Dia Nacional da Matemática. Este foi instituído pelo projeto de Lei n. 3.482/2004, de autoria da deputada professora Raquel Teixeira.
A intenção é divulgar a Matemática como área de conhecimento, sua história, suas aplicações no mundo e sua ligação com outras áreas de conhecimento, buscando derrubar o mito de que aprender Matemática é difícil e privilégio de poucos.
A data foi escolhida em homenagem ao aniversário de nascimento de Malba Tahan. Júlio César de Mello e Souza (Rio de Janeiro, 6 de maio de 1895 — Recife, 18 de junho de 1974), foi um escritor e matemático brasileiro mais conhecido pelo pseudônimo de Malba Tahan, através de seus romances foi um dos maiores divulgadores da matemática no Brasil e no exterior por seus livros de recreação matemática e fábulas e lendas passadas no Oriente, muitas delas publicadas sob o pseudônimo de Malba Tahan. Seu livro mais conhecido, O Homem que Calculava, é uma coleção de problemas e curiosidades matemáticas apresentada sob a forma de narrativa das aventuras de um calculista persa à maneira dos contos de Mil e Uma Noites.
Malba Tahan escreveu quase uma centena de livros sobre matemática recreativa, história e didática da matemática e livros de matemática (lógica, geometria analítica, geometrias não euclidianas, matemática comercial, etc.). Junto Euclides Roxo e Cecil Thiré escreveu livros didáticos que revolucionaram tanto a linguagem como o currículo da época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário