terça-feira, 6 de maio de 2014

ÉTICA AMBIENTAL (Recortes de textos & Reflexões)

1. Sistema econômico & pressupostos éticos

Todo sistema econômico e social é construído sobre pressupostos éticos, quer estejam incorporados ao aparelho instintivo da raça ou da espécie – como doutrina sociobilógicas (WILSON, 1975), então, quer provenham do desenvolvimento da cultura e do processo de assimilação-adaptação-transformação do meio através das práticas produtivas, ou se concebam como princípios morais intrínsecos do ser humano.

2. A racionalidade econômica & princípio de igualdade

A racionalidade econômica fundou-se no pressuposto de agentes econômicos que, conduzidos por uma “mão invisível”, traduzem suas condutas egoístas num bem comum; e a ética do trabalho, a frugalidade e a poupança estiveram associadas à reinversão de lucros e excedentes para acelerar a acumulação do capital. (LEFF, 2002).

Assim, em torno do princípio da igualdade dos direitos individuais, da poupança e do trabalho, do lucro e da acumulação, do progresso e da eficiência, construiu-se uma ordem internacional que levou à concentração do poder econômico e político, à homogeneização dos modelos produtivos, dos padrões de consumo e dos estilos de vida. Levando ao desequilíbrio ecológico, a desarraigar os sistemas culturais e a dissipar os sentidos da vida humana.

3. Crise econômica & valores éticos alternativos

Crise econômica leva a fundar um desenvolvimento alternativo sobre outros valores éticos, outros princípios de produção e outros sentidos societários, sem os quais a vida humana não será sustentável. Nesse sentido, toda formação social e todo tipo de desenvolvimento estão fundados num sistema de valores, em princípios que orientam as formas de apropriação social e transformação da natureza.

Portanto, a racionalidade ambiental se funda numa nova ética que se manifesta em comportamentos humanos em harmonia com a natureza; em princípios de uma vida democrática e em valores culturais que dão sentido à existência humana.  Esses se traduzem num conjunto de práticas sociais que transformam as estruturas do poder associadas à ordem econômica estabelecida, mobilizando um potencial ambiental par a construção de uma racionalidade social alternativa.

4. Algumas considerações

a) A ética ambiental propõe um sistema de valores associado a uma racionalidade produtiva alternativa;

b) A novos potenciais de desenvolvimento e uma diversidade de estilos culturais de vida, supõe a necessidade de ver como princípios éticos de uma racionalidade ambiental opondo-se com outros valores;

c) Para que ocorra equilíbrio entre o crescimento econômico e conservação da natureza, há a necessidade de ver os princípios éticos do ambientalismo como sistemas que regem a moral individual e os direitos coletivos;

d) O discurso ambientalista questiona os princípios morais, as regras de conduta e os interesses promovidos pela racionalidade econômica, gerando uma consciência crítica a respeito das instituições que mantêm as estruturas econômicas e de poder dominantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário