sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

REFLETINDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESCOLAR PARA AS AÇÕES PEDAGÓGICAS
Prof. Esp. Francisco das C. M. dos Santos
O ato de planeja é uma das ações de grande importância para o bom desenvolvimento de todo o processo educacional, assim, é imprescindível que antes de iniciar o processo letivo têm-se a necessidade de pensar e repensar todo o trabalho a ser desenvolvido para que o mesmo possa ser realizado co mais eficácia, evitando ou diminuindo assim, os possíveis contratempos no decorrer do processo.
Nesse sentido, necessita-se antes de tudo pensar o porquê das ações, que se quer alcançar e como fazer para alcançá-las, e, dentro desse contexto é preciso buscar tais reflexões a partir de proposições diagnósticas de pontos críticos encontrados dentro do processo ensino-aprendizagem no decorre de ações já realizadas e que precisam ser superados e/ou mesmo de possíveis situações que podem vir acontecer e que podem se tornar entrave para a realização das ações propostas.
Esquema de plano de ação do coordenador escolar
Ø Apresentação
Ø Justificativa
Ø Metas
Ø Ações Estratégicas
ü  Ação;
ü  Detalhamento da ação;
ü  Objetivos a serem alcançados;
ü  Período de execução;
ü  Recursos utilizados;
ü  Pessoal envolvido.
Ø Ponto de Partida: 
Proposições diagnósticas de pontos críticos do processo ensino-aprendizagem
ü  Conhecer a realidade do cotidiano escolar;
ü  Frequência escolar;
ü  Excesso de faltas
ü  Evasão escolar;
ü  Baixo índice do rendimento escolar;
ü  Repetência escolar;
ü  Articulação dos eixos: pais, docentes e rendimento escolar;
ü  Zelo pelo livro didático;
ü  Otimizar recursos didáticos e ambientes: laboratórios, bibliotecas, salas de leituras entre outros;
ü  Motivar interesse individual e coletivo do corpo docente e discente;
ü  Zelar pela articulação entre, objetivos e avaliação discente;
ü  Redefinir metas, ações e objetivos estratégicos considerando o projeto político pedagógico (re-elaboração ou elaboração do P.P.P.).

Fonte: NEF II/SEMEDUC, NFP/SEMEDUC, NUSE/SEMEDUC.

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