MATRIZ
CURRICULAR E MATRIZ DE REFERÊNCIA DE AVALIAÇÃO
Prof.
Esp. Francisco das C. M. dos Santos
Matriz Curricular – dar direcionamento
ao currículo das instituições de ensino embasada a partir de concepções de
ensino e aprendizagem das áreas de conhecimentos estruturadas em: objetivos de ensino
e de aprendizagem, conteúdos, procedimento metodológicos e os processos de
avaliação.
Matriz de Referência de
Avaliação – leva em conta a matriz curricular das instituições e seus agregados
educacionais, entretanto, composta por um conjunto delimitado de conhecimentos e
que são organizados em unidades e blocos (temas) de conteúdos, agrupados a partir
de descritores.
Origem das Matrizes – são
elaboradas a partir dos PCN’s; Referenciais curriculares estaduais (DCE) e
municipais; Livros didáticos; e Análise realizada por professores
especialistas.
Descritor – É o delineamento
(expressos da forma mais detalhada possível) de uma determinada habilidade
cognitiva tendo em vista o grau de complexidade, associado a um conteúdo que o educando
deve dominar numa determinada fase de ensino.
Matriz de Referência de Língua Portuguesa
– 8ª série/9º ano do ensino fundamental (Portal do MEC)
Procedimentos
de Leitura
D1 Localizar
informações explícitas em um texto
D3 Inferir
o sentido de uma palavra ou expressão
D4 Identificar
o tema de um texto
D14 Distinguir
um fato da opinião relativa a esse fato
Implicações
do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto
D5 Interpretar
texto com o auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto
etc.)
D12 Identificar
a finalidade de textos de diferentes gêneros
Relação
entre textos
D20 Reconhecer
diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam
do mesmo tema em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em
que será recebido.
D21 Reconhecer
posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao
mesmo tema.
Coerência
e coesão no processamento do texto
D2 Estabelecer
relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições
que contribuem para a continuidade de um texto.
D7 Identificar
a tese de um texto.
D8 Estabelecer
relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
D9 Diferenciar
as partes principais das secundárias em um texto.
D10 Identificar
o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
D11 Estabelecer
relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.
D15 Estabelecer
relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções,
advérbios etc.
Relações
entre recursos expressivos e efeitos de sentido
D16 Identificar
efeitos de ironia ou humor em textos variados.
D17 Reconhecer
o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
D18 Reconhecer
o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou
expressão.
D19 Reconhecer
o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou
morfossintáticos.
Variação
linguística
D13 Identificar as marcas linguísticas que
evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
Matriz de Referência de Matemática – 8ª série/9º ano do ensino fundamental (Portal do MEC)
Espaço
e forma
D1 Identificar
a localização e movimentação de objeto em mapas, croquis e outras
representações gráficas.
D2 Identificar
propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais e
tridimensionais, relacionando-as com suas planificações.
D3 Identificar
propriedades de triângulos pela comparação de medidas de lados e ângulos.
D4 Identificar
relação entre quadriláteros por meio de suas propriedades.
D5 Reconhecer
a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em
ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas.
D6 Reconhecer
ângulos como mudança de direção ou giros, identificando ângulos retos e não
retos.
D7 Reconhecer
que as imagens de uma figura construída por uma transformação homotética são
semelhantes, identificando propriedades e/ou medidas que se modificam ou não se
alteram.
D8 Resolver
problema utilizando a propriedade dos polígonos (soma de seus ângulos internos,
número de diagonais, cálculo da medida de cada ângulo interno nos polígonos
regulares).
D9 Interpretar
informações apresentadas por meio de coordenadas cartesianas.
D10 Utilizar
relações métricas do triângulo retângulo para resolver problemas significativos.
D11 Reconhecer
círculo e circunferência, seus elementos e algumas de suas relações.
Grandezas
e medidas
D12 Resolver
problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas.
D13 Resolver
problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas.
D14 Resolver
problema envolvendo noções de volume.
D15 Resolver
problema envolvendo relações entre diferentes unidades de medida.
Números
e operações / Álgebra e funções
D16 Identificar
a localização de números inteiros na reta numérica.
D17 Identificar
a localização de números racionais na reta numérica.
D18 Efetuar
cálculos com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração,
multiplicação, divisão e potenciação).
D19 Resolver
problema com números naturais envolvendo diferentes significados das operações
(adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).
D20 Resolver
problema com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração,
multiplicação, divisão e potenciação).
D21 Reconhecer
as diferentes representações de um número racional.
D22 Identificar
fração como representação que pode estar associada a diferentes significados.
D23 Identificar
frações equivalentes.
D24 Reconhecer
as representações decimais dos números racionais como uma extensão do sistema
de numeração decimal, identificando a existência de "ordens", como
décimos, centésimos e milésimos.
D25 Efetuar
cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração,
multiplicação, divisão e potenciação).
D26 Resolver
problema com números racionais que envolvam as operações (adição, subtração,
multiplicação, divisão e potenciação).
D27 Efetuar
cálculos simples com valores aproximados de radicais.
D28 Resolver
problema que envolva porcentagem.
D29 Resolver
problema que envolva variações proporcionais, diretas ou inversas entre
grandezas.
D30 Calcular
o valor numérico de uma expressão algébrica.
D31 Resolver
problema que envolva equação de segundo grau.
D32 Identificar
a expressão algébrica que expressa uma regularidade observada em sequências de
números ou figuras (padrões).
D33 Identificar
uma equação ou uma inequação de primeiro grau que expressa um problema.
D34 Identificar
um sistema de equações do primeiro grau que expressa um problema.
D35 Identificar
a relação entre as representações algébrica e geométrica de um sistema de
equações de primeiro grau.
Tratamento
da informação
D36 Resolver
problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos.
D37 Associar informações apresentadas em listas e/ou
tabelas simples aos gráficos que as representam e vice-versa.
Fonte: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/prova%20brasil_matriz2.pdf
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