sexta-feira, 6 de março de 2015

 MATRIZ CURRICULAR E MATRIZ DE REFERÊNCIA DE AVALIAÇÃO

Prof. Esp. Francisco das C. M. dos Santos

Matriz Curricular – dar direcionamento ao currículo das instituições de ensino embasada a partir de concepções de ensino e aprendizagem das áreas de conhecimentos estruturadas em: objetivos de ensino e de aprendizagem, conteúdos, procedimento metodológicos e os processos de avaliação.
Matriz de Referência de Avaliação – leva em conta a matriz curricular das instituições e seus agregados educacionais, entretanto, composta por um conjunto delimitado de conhecimentos e que são organizados em unidades e blocos (temas) de conteúdos, agrupados a partir de descritores.
Origem das Matrizes – são elaboradas a partir dos PCN’s; Referenciais curriculares estaduais (DCE) e municipais; Livros didáticos; e Análise realizada por professores especialistas.
Descritor – É o delineamento (expressos da forma mais detalhada possível) de uma determinada habilidade cognitiva tendo em vista o grau de complexidade, associado a um conteúdo que o educando deve dominar numa determinada fase de ensino.
Matriz de Referência de Língua Portuguesa – 8ª série/9º ano do ensino fundamental (Portal do MEC)
Procedimentos de Leitura
D1 Localizar informações explícitas em um texto
D3 Inferir o sentido de uma palavra ou expressão
D4 Identificar o tema de um texto
D14 Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato
Implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto
D5 Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.)
D12 Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros
Relação entre textos
D20 Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.
D21 Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.
Coerência e coesão no processamento do texto
D2 Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.
D7 Identificar a tese de um texto.
D8 Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
D9 Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.
D10 Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
D11 Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.
D15 Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido
D16 Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
D17 Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
D18 Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.
D19 Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.
Variação linguística
D13 Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
Matriz de Referência de Matemática – 8ª série/9º ano do ensino fundamental (Portal do MEC)
Espaço e forma
D1 Identificar a localização e movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas.
D2 Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais e tridimensionais, relacionando-as com suas planificações.
D3 Identificar propriedades de triângulos pela comparação de medidas de lados e ângulos.
D4 Identificar relação entre quadriláteros por meio de suas propriedades.
D5 Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas.
D6 Reconhecer ângulos como mudança de direção ou giros, identificando ângulos retos e não retos.
D7 Reconhecer que as imagens de uma figura construída por uma transformação homotética são semelhantes, identificando propriedades e/ou medidas que se modificam ou não se alteram.
D8 Resolver problema utilizando a propriedade dos polígonos (soma de seus ângulos internos, número de diagonais, cálculo da medida de cada ângulo interno nos polígonos regulares).
D9 Interpretar informações apresentadas por meio de coordenadas cartesianas.
D10 Utilizar relações métricas do triângulo retângulo para resolver problemas significativos.
D11 Reconhecer círculo e circunferência, seus elementos e algumas de suas relações.
Grandezas e medidas
D12 Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas.
D13 Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas.
D14 Resolver problema envolvendo noções de volume.
D15 Resolver problema envolvendo relações entre diferentes unidades de medida.
Números e operações / Álgebra e funções
D16 Identificar a localização de números inteiros na reta numérica.
D17 Identificar a localização de números racionais na reta numérica.
D18 Efetuar cálculos com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).
D19 Resolver problema com números naturais envolvendo diferentes significados das operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).
D20 Resolver problema com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).
D21 Reconhecer as diferentes representações de um número racional.
D22 Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados.
D23 Identificar frações equivalentes.
D24 Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal, identificando a existência de "ordens", como décimos, centésimos e milésimos.
D25 Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).
D26 Resolver problema com números racionais que envolvam as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).
D27 Efetuar cálculos simples com valores aproximados de radicais.
D28 Resolver problema que envolva porcentagem.
D29 Resolver problema que envolva variações proporcionais, diretas ou inversas entre grandezas.
D30 Calcular o valor numérico de uma expressão algébrica.
D31 Resolver problema que envolva equação de segundo grau.
D32 Identificar a expressão algébrica que expressa uma regularidade observada em sequências de números ou figuras (padrões).
D33 Identificar uma equação ou uma inequação de primeiro grau que expressa um problema.
D34 Identificar um sistema de equações do primeiro grau que expressa um problema.
D35 Identificar a relação entre as representações algébrica e geométrica de um sistema de equações de primeiro grau.
Tratamento da informação
D36 Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos.
D37 Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam e vice-versa.

Fonte: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/prova%20brasil_matriz2.pdf

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