sexta-feira, 6 de março de 2015

SÓCRATES E A AUTOCONFIANÇA (PONTOS REFLEXÕES 1)

Prof. Esp. Francisco das C. M. dos Santos

1. O que significa dizer que nos comportamos muitas vezes como ovelhas?
Comportamo-nos como ovelhas quando agimos passivamente em relação a determinado acontecimento, sem nenhuma reflexão, ou mesmo sem a certeza do estarmos fazendo, sem preocupa-se se o que se está sendo feito e certo ou errado. Também ocorre quando concordamos com opiniões e idéias de outras pessoas sem nem mesmos compartilharmos dos mesmos ideais, mas o fazemos por falta de coragem de assumimos nossas próprias opiniões e idéias, contradizendo os próprios ideais. Nesse contexto, o agir e pensar torna-se contraditório ao que Sócrates pregava, onde todo ser humano é capaz de pensar por si só, ou seja, temos a capacidade e o dever de desenvolvermos nossas próprias opiniões e idéias nas quais realmente acreditamos, passando de ovelhas a seres pensantes. 

2. Por que Sócrates considerava necessário pedir às pessoas que definissem os conceitos que utilizavam?
Porque de fato, Sócrates interrogava as pessoas sobre aquilo que pensavam saber, procurando evidenciar as contradições e os novos problemas que surgiam a cada resposta, pois a primeira virtude do sábio é adquirir consciência da própria ignorância, onde a intenção fundamental de Sócrates não era propriamente destruir o conteúdo das respostas dadas pelos interlocutores, mas fazê-los tomar consciência profunda de suas próprias respostas, das conseqüências que poderiam ser tiradas de suas reflexões, muitas vezes repletas de conceitos vagos e imprecisos, e assim pudessem então iniciar o caminho da reconstrução de suas próprias idéias. Por isso, o autoconhecimento era um dos pontos básicos da filosofia socrática, que era desenvolvida mediante diálogos críticos.

3. Com base no vídeo mencionado, como você definiria a filosofia?
De acordo com vídeo a filosofia é uma ciência que serve para promover uma reflexão profunda sobre a natureza e o ser humano, analisando o que fazemos, sentimos, pensamos e manifestamos. Assim o filosofar contribui para a compreensão do mundo e nos impulsiona a desempenhar um papel mais consciente e ativo em meio aos vários acontecimentos vivenciados por nós em todas as áreas de nossa vida, seja ela, pessoal, familiar, profissional e dos diversos setores social. Sendo essa reflexão essencial para a vida de todo ser humano, para que possam tomar decisões e agir de acordo com suas próprias idéias e com base no que realmente acreditam e embasado na razão (lógica), pois só assim será possível temos cidadãos conscientes de seus direitos e deveres.


Referência

RIBEIRO, Luís Felipe Bellintani. História da filosofia I. Florianópolis: EaD/UFSC, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário