terça-feira, 6 de outubro de 2015

MODELO DE PLANO DIDÁTICO
(16 horas/aula de 50 minutos)
Cronograma
Procedimentos Didáticos
Data
Horário
Objetivos
Conteúdos
Metodologia
Avaliação

Aula 1 e 2
Reconhecer dois triângulos semelhantes;
Aplicar o conceito de semelhança de triângulo.
Semelhanças no Triângulo Retângulo.
Aula expositiva e dialogada, apoiada em exemplos.
Será avaliada a colaboração e participação dos alunos durante a explicação, e a execução dos exercícios feitos durante a aula.

Aula 3 e 4
Discriminar em um triângulo retângulo a hipotenusa, os catetos, as projeções dos catetos sobre a hipotenusa e a altura relativa à hipotenusa.
Reconhecer, deduzir e aplicar as relações métricas no triângulo retângulo.
O Triângulo Retângulo;
Relações Métricas no triângulo retângulo.
Aula expositiva e dialogada, apoiada em exemplos.
Será avaliada a colaboração e participação dos alunos durante a explicação, e a execução dos exercícios feitos durante a aula.

Aula 5 e 6
Reconhecer, e aplicar as relações métricas no triângulo retângulo através da resolução de exercícios.
Relações Métricas no Triângulo Retângulo.
Aula de Exercícios.
Será avaliada a colaboração e participação dos alunos durante a explicação, e a execução dos exercícios feitos durante a aula.

Aula 7 e 8
Identificar e demonstrar o teorema de Pitágoras.
Resolver Exercícios;
Revisar e fixar conteúdo.
Teorema de Pitágoras;
Semelhança de triângulo;
Relações Métricas;
Teorema de Pitágoras.
Aula expositiva e dialogada, apoiada em exemplos.
Exercícios.
Será avaliada a colaboração e participação dos alunos durante a explicação, e a execução dos exercícios feitos durante a aula.

Aula 9 e 10

Construir material concreto para demonstrar relações métricas no triângulo.
Relações Métricas no triângulo retângulo.


Aula Prática com montagem de figuras.
Será avaliada a colaboração e participação dos alunos durante a execução da atividade prática.

Aula 11 e 12
Mostrar o Teorema de Pitágoras.
Mostrar que em um triângulo o produto da hipotenusa pela altura relativa a esta é igual ao produto dos catetos ou seja: a.h=b.c
Teorema de Pitágoras.
Relações Métricas.
Atividade Experimental prática.
Será avaliada a colaboração e participação dos alunos durante a atividade prática da aula.

Aula 13 e 14
Provar que no triângulo retângulo, b2=a.m.
Mostrar que no triângulo retângulo, c2=a.n.
Mostrar que no triângulo retângulo, h2=m.n
Relações Métricas.
Atividade experimental Prática.
Será avaliada a colaboração e participação dos alunos durante a execução dos exercícios feitos durante a aula e durante a explicação.

Aula 15 e 16
Avaliar o desempenho do aluno.
Semelhança de Triângulo;
Relações Métricas no Triângulo;
Teorema de Pitágoras.
Prova.
Teste Escrito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário