terça-feira, 6 de outubro de 2015

PROJETO DE ENSINO (uma reflexão sobre a experiência)
Profa. Esp. Cleide coelho do Nascimento
1 – INTRODUÇÃO
O estágio será desenvolvido na 8ª/9º ano do Ensino Fundamental do Centro de Ensino Odolfo Medeiros. O conteúdo que irei ministrar durante a docência será Geometria.
A estagiária Cleide Coelho do Nascimento terá 15 horas aula a partir do dia 03 de agosto de 2010 para apresentar aos alunos o conteúdo de Relações no Triângulo Retângulo, Semelhanças no triângulo e Relações Métricas no Triângulo Retângulo e avaliá-los através da participação nas aulas e desenvolvimento nas atividades propostas e por meio de uma avaliação escrita.
2 – JUSTIFICATIVA
O conteúdo que será ministrado durante o estágio é parte do conteúdo programático proposto pelo professor titular da turma.
O estudo da Geometria deverá ser visto pelo aluno como um conhecimento que pode favorecer o desenvolvimento do seu raciocínio, levando-o a perceber que a matemática esta ao seu redor nas formas geométricas. Isso pode ocorrer se as aulas privilegiarem atividades significativas para os alunos, desenvolvendo neles aspectos importantes que abrajam uma postura ampliada nas atividades vivenciadas. Ainda nesse com texto, os alunos serão levados a despertar sua imaginação, criatividade e disposição para aprender.
É necessário desenvolver um bom trabalho no ensino fundamental, para que os estudantes possam prosseguir com segurança no Ensino Médio e futuramente no curso Superior.
 3 – OBJETIVOS
·  Resolver situações-problemas de modo que saiba validar estratégias e resultados;
· Aplicar o conceito de semelhança de triângulos para aprofundar noções geométricas e estabelecer relações métricas em triângulos retângulos;
·      Aplicar o Teorema de Pitágoras em situações diversas;
·      Refletir sobre a resolução de um problema.
4 – METODOLOGIA
A metodologia será baseada em aulas expositivas, dialogadas e apoiadas em exemplos e serão desenvolvidas cinco atividades práticas para demonstrar ludicamente os conceitos estudados, buscando desenvolver nos alunos a capacidade de criar e construir seu conhecimento a partir no manuseio de material concreto e, contudo despertar o interesse e a participação dos alunos durante as aulas.
Como meio de avaliação será considerado o interesse do aluno em sala, bem como a participação durante as aulas na resolução dos exercícios e desenvolvimento das atividades práticas. Será realizada uma prova na última aula, onde o aluno será avaliado sobre o conteúdo que foi apresentado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário