domingo, 6 de dezembro de 2015

PONTOS DE REFLEXÕES DE FILOSOFIA (QUESTÕES RESOLVIDAS)
Prof. Esp. Francisco das C. M. dos Santos
01) A democracia ateniense.
a) Os debates democráticos em praças públicas (na Ágora) onde eles acontecem na atualidade e qual a diferença?
R) Nas câmeras, senado, prefeituras, no palácio do planalto em Brasília, universidades. Antes os debates eram mais abertos, na atualidade a maioria das pautas (matérias) mais importantes debatidas ficam mais restritas aos representantes do povo eleitos.  
b) Sócrates sábio grego defendia o dialogo como a principal via de acesso ao conhecimento. Como isso acontecia?
R) Sócrates mediante o dialogo critico (ou dialética) com seus interlocutores, o qual pode ser dividido em dois momentos básicos:
1º momento – Refutação ou Ironia – o filósofo interrogar seus interlocutores sobre aquilo que pensavam saber, formulando-lhes perguntas e procurando evidenciar suas contradições;
2º momento – Maiêutica – etapa em que ele propunha aos discípulos uma nova série de questões com o objetivo de ajudá-los a conceber ou reconstruir suas próprias ideias.
02) Platão e os alicerces da filosofia ocidental.
a) Cite as características do dualismo platônico.
R) Existem duas realidades diametralmente opostas baseados em dois aspectos antropomórficos: Mundo sensível, que corresponde às sensações, e Mundo inteligível, que corresponde às ideias.
b) Segundo Platão, como se poderia chegar ao conhecimento?
R) Segundo essa doutrina, Platão propõe que conhecer a verdade implica num processo de passagem progressiva do mundo sensível (das sombras e aparências) para o mundo das ideias, das essências (seres verdadeiros).
c) Aristóteles é a base do conhecimento científico. Como isso aconteceu?
R) Ele dedicou inúmeros estudos na observação da natureza e na classificação dos seres vivos tendo em visto a elaboração de uma visão científica da realidade e desenvolveu a lógica para servir de ferramenta do raciocínio.
d) Por que da sensação ao conceito?
R) Ao abordar a realidade, o filósofo reconhecia a multiplicidade dos seres percebidos pelos sentidos como elementos do real, assim, tudo o que vamos pegamos ouvimos e sentimos tinha realidade para Aristóteles.
e) O que significa hilemorfismo teleológico?
R) Apresenta a natureza tendo ciclos constantes e regulares, cada organismo contribui um todo orgânicos, ordenado e coeso.
03) Analise aprofundamento.
a) No período pré-socrático existia a preocupação com a natureza. E no período em que houve a participação dos sofistas, qual era a preocupação?
R) Concentrou-se na problemática do ser humano.
b) Quais as semelhanças e as diferenças entre Sócrates e os sofistas?
R) Sócrates procura um fundamento paras as interrogações humanas (o que é o bem? O que é a verdade? O que é a justiça?) enquanto os sofistas situavam suas reflexões a partir de dados empíricos, os sensórios imediatos sem se preocupar com a investigação de sua essência.
c) Qual o papel do demiurgo na teoria platônica?
R) O Demiurgo (palavra de origem grega que significa “aquele que faz”, “construtor”) plasma o caos da matéria sobre o modelo das ideias eternas, introduzindo-lhe a alma, princípio de ordem e de vida. De acordo com essa doutrina, o demiurgo buscou as ideias eternas do mundo inteligível como modelo para dar uma forma à matéria indeterminada.
d) Na teoria das ideias de Platão, qual a diferenças entre o mundo das sombras e o mundo das ideias.
R) Mundo sensível, correspondente à matéria na vida cotidiana (percebido a partir das sensações), as quais surgem e desaparecem continuadamente e Mundo inteligível, corresponde às ideias, que são sempre as mesmas para o intelecto, de tal maneira que nos permitem experimentar a dimensão do eterno, do imutável, do perfeito.
4) Leia e responda.
a) Segundo Aristóteles, como aconteceu o movimento e a mudança das coisas?
R) Potência e ato explicam a mudança no mundo, o moimento e transitoriedade das coisas.
b) Quais as semelhanças e diferenças entre epicurismos e estoicismo?
R) Semelhanças: Ambos primavam por atitudes com vista na moral e dominar o exagero dos grandes prazeres da paixão. Diferenças: Epicurismos – Defendia que o prazer é o principio e o fim de uma vida feliz. Estoicismo – Toda realidade existente é uma realidade racional.
c) Como a filosofia se desenvolveu no período clássico?
R) O pensamento dos filósofos sobre tema como a natureza reduziu-se, passando seu interesse a temas sobre os seres humanos, especialmente em si com a vida política e social relacionando-se com o conhecimento, com o mundo em geral.
d) Qual a diferença entre ceticismo e o cinismo?
R) Ceticismo – Relação à doutrina cética, quando duvida ou nega a possibilidade de conhecer a verdade e Cinismo – designa a corrente dos filósofos que se propuseram a viver como os cães da cidade, sem qualquer propriedade ou conforto.
e) O que significa o primeiro motor segundo Aristóteles?
Para Aristóteles, o mundo é eterno, ou seja, nunca teve um principio e nunca terá um fim. Primeiro motor ou motor imóvel, causa primeira de todo movimento.
f) Em que consiste a verdade segundo Aristóteles?
R) Para Aristóteles a verdade consiste no meio termo ou surta medida de equilíbrio o acesso e a falta de um atributo.
g) Qual o pensamento grego-romano?
R) Caracterizou-se por um processo de interação entre a cultura grega clássica e a cultura dos povos orientais dominados.

* aluna do 2º ano do Centro de Ensino Santos Dumont

Nenhum comentário:

Postar um comentário