segunda-feira, 6 de junho de 2016

Algumas reflexões sobre o uso do computador no processo de ensino e aprendizagem
A disponibilidade de computadores para desenvolver ou adquirir conhecimentos propicia reflexões aos professores sobre sua competência.
O emprego do computador, como instrumento educacional, está evidenciado em: Aplicativos como os editores de texto e gráficos, planilhas eletrônicas, banco de dados, calculadoras numéricas, linguagens de programação e intercomunicadores.
A inserção de computadores no processo de ensino traz consigo perspectivas de desenvolvimentos e mudanças, entretanto deve ser utilizado de maneira responsável para que o mesmo possa contribui no processo ensino-aprendizagem e surtir efeitos programados.
Utilizar o computador no processo ensino-aprendizagem ainda não é para todos, e nem é solução para todos os problemas de inserção do professor no emprego dessa ferramenta e propõe-se que os professores busquem conhecimentos em relação ao uso do computador.
Nesse sentido, o emprego do computador no processo de aprendizagem deve ter como meta a complementação e/ou integração do trabalho no laboratório e sala de aula.
Ao utilizar o computador como ferramenta de aprendizagem o professor deverá atuar como um instigador, dando condições ao aluno de buscar novos conhecimentos e assim, tornar-se sujeito de sua própria aprendizagem.

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