Algumas reflexões sobre o
uso do computador no processo de ensino e aprendizagem
A disponibilidade de computadores para
desenvolver ou adquirir conhecimentos propicia reflexões aos professores sobre
sua competência.
O emprego do computador, como instrumento
educacional, está evidenciado em: Aplicativos como os editores de texto e
gráficos, planilhas eletrônicas, banco de dados, calculadoras numéricas,
linguagens de programação e intercomunicadores.
A inserção de computadores no processo de ensino
traz consigo perspectivas de desenvolvimentos e mudanças, entretanto deve ser utilizado
de maneira responsável para que o mesmo possa contribui no processo ensino-aprendizagem
e surtir efeitos programados.
Utilizar o computador no processo
ensino-aprendizagem ainda não é para todos, e nem é solução para todos os
problemas de inserção do professor no emprego dessa ferramenta e propõe-se que
os professores busquem conhecimentos em relação ao uso do computador.
Nesse sentido, o emprego do computador no
processo de aprendizagem deve ter como meta a complementação e/ou integração do
trabalho no laboratório e sala de aula.
Ao utilizar o computador como ferramenta de
aprendizagem o professor deverá atuar como um instigador, dando condições ao
aluno de buscar novos conhecimentos e assim, tornar-se sujeito de sua própria aprendizagem.
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