sábado, 6 de agosto de 2016

REFLETINDO SOBRE CIÊNCIA (atividade de Filosofia resolvida)
1) O que se entende por ciência hoje e quais os objetivos?
R) Campo de atividade humana que se dedica à construção de um conhecimento sistemático e seguro a respeito dos fenômenos do mundo. Prever situações e exercer controle sobre a natureza.
2) Qual é a metodologia da ciência hoje?
R) Método científico experimental, que se apresenta organizado em cinco etapas: enunciado de um problema, formulação de uma hipótese, testes experimentais de uma hipótese e conclusão.
3) Por que o método científico apresenta uma estrutura lógica?
R) por que engloba diversas etapas as quais devem ser percorridas na busca da solução para o problema proposto.
4) Quais são as funções fundamentais das leis e teoria científica?
R) Visão Global (resume uma grande quantidade de fenômenos regulares) e Previsão (possibilita prever novos fenômenos enquadrados na regularidade descrita).
5) Você acha que a história da ciência é um processo linear e evolutivo?
R) É Linear, pois o homem procura e encontra o conhecimento, transmitem suas descobertas às gerações seguintes, concluindo que sempre há um conhecimento seguido de outro, e, é Evolutiva devido aos grandes progressos científicos, onde a ciência nasce a partir da necessidade humana de compreender, sistematizar, usar.
6) Será se a humanidade sabe agora mais do que sabia no passado?
R) Possivelmente, pois percebe-se que ao longo do tempo as inúmeras teorias científicas, que antes eram tidas como “solidas e corretas”, foram reformuladas ou substituídas por outras.
7) Por que está sendo afirmado que está surgindo uma nova ciência?
R) Porque aumentou significativamente o número de adeptos de abordagens que não seguem o modelo adotado desde o inicio da ciência moderna principalmente ao que se refere ao seu reducionismo mecanicista.
8) Em que sentido podemos dizer com Bachelard, que a física newtoniana constitui  em dados momento um obstáculo epistemológico para a ciência?
R) Formularam uma nova maneira de conceber o espaço e o tempo como resposta aos obstáculos apresentados à física newtoniana.
9) Segundo Thomas Kuhn o que significa paradigma da evolução cientifica?
R) É o conjunto de normas e tradições dentro do qual a ciência se nove durante determinado período e em certo contexto cultural.
10) Quais os mitos da ciência?
R) A questão da Superioridade – Diferença entre conhecimento científico e comum, se o conhecimento científico é superior ao comum, Questão da Correção – se a ciência é sempre correta, perfeita e absoluta; e, Questão da Neutralidade – se a ciência tem o poder de induzir e se o cientista é neutro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário