sábado, 6 de agosto de 2016

SIMULADOS DE LÍNGUA PORTUGUESA E DE MATEMÁTICA: Uma proposta interdisciplinar
AUTORES   
Coordenação Pedagógica de Língua Portuguesa
Coordenação Pedagógica de Matemática
INTRODUÇÃO
O projeto foi desenvolvido no sentido de otimizar a prática dos professores das áreas de Língua Portuguesa e de Matemática de 9º ano das escolas das zonas Urbana e Rural de Caxias-MA, considerando os eixos da leitura e de resolução de problema.
METODOLOGIA
Foram aplicados pelos professores de Língua Portuguesa e de Matemática de 9º ano das escolas das zonas Urbana e Rural de Caxias-MA três simulados no ano letivo de 2015, nos meses de abril, junho e setembro.
DESCRIÇÃO
Pesquisa bibliográfica; construção de trinta questões de Português e trinta de Matemática; digitação, correção, formatação e padronização dos cadernos de provas e encaminhamento para as escolas; reprodução dos cadernos feita pelas escolas; devolutiva da Folha-Diagnóstica, tabulação, análise e apresentação dos resultados aos professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares.
DISCUSSÃO E RESULTADOS
Fonte: Semeduc/Coordenação de Língua Portuguesa e Matemática
Fonte: Semeduc/Coordenação de Língua Portuguesa e Matemática
Fonte: Semeduc/Coordenação de Língua Portuguesa e Matemática
 CONSIDERAÇÕES
A ação atingiu a 1.323 alunos, servindo como instrumento diagnóstico e constatação de aprendizagem, mas, sobretudo como intervenção pedagógica, tendo em vista a retomada de conteúdos a fim de potencializar a ação docente, (re)significar a aprendizagem e estimular a autonomia dos alunos.
REFERÊNCIAS SIGNIFICATIVAS
ALVES, Rosemeire; BRUGNEROTTO, Tatiane. Vontade de saber Português, 6° ao 9° ano. São Paulo: FTD, 2012.
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 37ª edição atualizada pelo Novo Acordo Ortográfico. São Paulo: Nova Fronteira, 2009.
DANTE, Luiz Roberto. Projeto Teláris – Matemática, 6° ao 9° ano. 1ª edição. São Paulo: Ática, 2012.
MORI, Iracema. MATEMÁTICA: Ideias e desafios, 6° ao 9° ano. 16 edição. São Paulo: Saraiva 2012.
TERRA, Ernani; CAVALLETE, Floriana Toscana. Projeto Radix: Português, 6° ao 9° ano. São Paulo: Scipione, 2009. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário