sexta-feira, 6 de julho de 2018

MÉTODO PILATES: CONTEXTO HISTÓRICO (Recortes de textos)*
Joseph H Pilates nasceu na Alemanha em 1880. Era uma criança doente que sofria de asma, raquitismo. Sua determinação em se tornar fisicamente mais forte o levou estudar várias formas diferentes de movimentos durante toda sua vida (GALLGHER e KRYZANOWSKA, 2000).
Durante a primeira guerra mundial, em 1912, Joseph Pilates ganhava a vida na Inglaterra como lutador de boxe e foi considerado um inimigo estrangeiro sendo preso em um campo de concentração. Pilates tornou-se então enfermeiro e treinou os outros estrangeiros com exercícios de cultura física que havia criado. Sua técnica só foi reconhecida quando nenhum dos internos daquele campo pegou uma epidemia de gripe que matou milhares de pessoas na Europa em 1918. (CAMARÃO, 2005).
Disposto a cuidar da saúde física e mental da população, Joseph Pilates conseguiu disseminar um treinamento geral, praticado, inclusive, por funcionários e soldados ingleses. Sem serem repetitivos nem extenuantes, os exercícios que ele propunha se adequavam ás necessidades de cada um (UNGARO, 2005).
Após a guerra, Pilates continuou com os treinamentos de condicionamento físico em Hamburgo, Alemanha, onde aperfeiçoou seus métodos trabalhando com a força policial da cidade. Em1926, desiludido com o trabalho no exército alemão, migrou para os Estados Unidos. Na viagem para América, Pilates conheceu sua futura esposa, Clara. Quando chegou, o casal fundou um estúdio na cidade de Nova York, que funciona até hoje. Pilates e sua esposa supervisionaram pessoalmente seus clientes naquele estúdio até a década de 60. (GALLAGHER, 2000)
            Pilates praticava o que pregava e viveu uma vida longa e saudável. Ele morreu em 1967, aos 87 anos. Hoje, seus métodos e exercícios são utilizados em todo o mundo por companhias de dança, times de atletas profissionais, clientes de spas e entusiasta da cultura física em clubes e academias. Os exercícios vêm se tornando cada vez mais populares entre o público geral (UNGARO, 2005)
            Conforme Gallagher (2000) e Camarão (2005) o método Pilates tem como benefícios á saúde alguns pontos relevantes, pois ele incentiva hábitos saudáveis, estimulando a concentração e o equilíbrio físico e mental e, com isso, é possível controlar melhor o estresse. Além de avaliar a maior parte de dores na coluna vertebral, melhora a postura, que está diretamente ligada a saúde e bem-estar físico, psíquico e emocional. Também reduz a fadiga, o desconforto e a dor, melhorando a flexibilidade muscular e a mobilidade das articulações. Desse modo, Pilates é sinônimo de bem-estar, relacionado a harmonia entre  mente, corpo, o método, quando devidamente aplicado, proporciona um melhor condicionamento físico, aumentando a força, a flexibilidade, a resistência e o controle motor.
            Segundo Pilates, o ideal para praticar pilates deve ser três vezes por semana, em aulas de uma hora cada. Porém, duas aulas semanais já trazem bons resultados. Ao contrário de outras atividades físicas, pilates é um método de fitness que procura se adequar ás necessidades de cada praticante, todavia não deixa de ser um método totalmente sistematizado, que atua com segurança e eficácia.
*Compilação: Profa. Esp. Kelma Maria A. Lima
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BECKER, A. Uma revolução do fitnes que começou há 80 anos. <http://www.physiopilates.com/modules,php?name=conteúdo&pa=showpage&pid=>. 2003. Acesso em 20 de agosto 2014.
CAMARÃO T. Pilates no Brasil: Corpo e movimento. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
GALLAGHER S, KRYZANOWSKA R. Método Pilates de Condicionamento Físico. São Paulo: The pilatesstúdio do Brasil; 2000.
ROBINSON L, NAPPER H. Exercícios Inteligentes com Pilates e Yoga. São Paulo: Pensamento; 2002.
UNGARO, A. A promessa de Pilates. São Paulo: Caras, 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário