sexta-feira, 6 de julho de 2018

PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Profa. Esp. Kelma Maria A. Lima
Objetivos da Proposta
A proposta tem como objetivo, trabalhar o professor de educação física, através de programas de formação, para que seu trabalho pedagógico considere as instâncias (cognitivas, afetivas e motoras), isto é, o desenvolvimento dos valores característicos do ser humano, que responde à ética de valorização do homem como um todo, buscando transformar o aluno em um ser autônomo, consciente dos seus valores. Estas premissas permitem que o educador sinta-se responsável pela transformação da sociedade, através da práxis educativa.
Nesta dimensão, propõe-se esta alternativa como suporte para melhorar a qualidade de ensino. Dentro deste contexto, serão realizados cursos que possibilitem uma formação direcionada para uma educação mais humanista, aos técnicos e graduados que trabalham com a formação de crianças.
Organização da Proposta
O caráter da alternativa é de formação continuada para professores e técnicos da área de educação física. Os grupos de professores e técnicos devem participar de todo o processo. O programa terá 120 horas de atividades, durante um semestre, dividido em: Curso de 40 horas de aulas teóricas; 80 horas aulas de atividade prática; e, Socialização das atividades e será realizado tendo em vista a parceria com as redes estadual, municipal e particular de ensino.
Curso Teórico
O objetivo é fundamentar teoricamente profissionais que trabalhem na área de educação física, com vistas a instrumentalizar sua prática, compreendendo o desenvolvimento físico, social e cultural dos alunos.
Conteúdo Propostos
O curso abordará os seguintes temas:
- Características históricas;
- O papel da educação física e do professor;
- Influências do esporte para a sociedade atual;
- A formação integral do educando e o papel da educação física neste contexto;
- A importância da educação física no cotidiano;
- Caracterização do profissional;
- Compreensão da competição;
- O estudo da cooperação.
Organização Metodológica
Este trabalho terá uma duração de 40 horas aula, que serão divididas em dez aulas, em que serão abordados os temas listados acima, com o objetivo de possibilitar a relação dialética entre teoria e prática. Os encontros constarão de (GD) grupos de estudos, trabalhos expositivos e outras atividades realizadas coletivamente.
Carga horaria das atividades práticas (80 horas)
O objetivo é relacionar o conteúdo teórico estudado no curso, com a prática de educação física, tendo em vista a organização de uma práxis pedagógica, fundamentada em uma concepção humanista.
Dentro dessa prática, o grupo encontrar-se-á a cada 15 dias, para que nestes encontros com duração de 2 horas aula, socializem as suas experiências que tiveram no decorrer das semanas. Nesta dimensão, cada professor ou técnico do grupo, organiza o seu plano de trabalho na escola, tendo em vista a relação dialética entre teoria e prática, isto significa, que cada membro, dentro das suas atividades, desenvolverá estratégias para consolidar as práticas cooperativas, em contraposição à competição.
Nos encontros que terão uma duração de 2 horas os professores terão a oportunidade de socializar as suas experiências e ouvirem as experiências dos seus pares. No decorrer do trabalho, cada professor organizará um diário de campo e um registro dos encontros gerais. Essa prática possibilitará perceber e avaliar a mudança de concepção dos professores e técnicos envolvidos.
Socialização das atividades do semestre
Será organizado um encontro para que os professores apresentem para a comunidade os seus trabalhos a partir da compreensão de um homem crítico e solidário. Os trabalhos serão resultados de feiras culturais, jogos estudantis, caminhadas, passeios ciclísticos, torneios inter-classe, mini-maratonas entre outras atividades esportivas, que poderão ser realizadas no decorrer do período dos encontros.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BORGES, Célia Maria Ferreira. Magistério: formação e trabalho pedagógico – educação e a formação do saber. 3 ed, 2003.
BRASIL. Secretária de educação fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Educação Física. Brasília: 3 ed. Brasília: MEC / SEF, 2001.
CATUNDA, Ricardo. Recriando a recreação. 2 ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2002.
DUCKUR, Lusirene Costa Bezerra. Em busca da formação de indivíduos autônomos nas aulas de educação física. 01. Ed. Campinas: Autores Associados. 2004.v.01 Coleção
GALLARDO, Jorge Sérgio Perez. Educação Física: Contribuições a Formação a formação profissional. Unijui, 2000.
MARINHO, Victor de Oliveira. O que é educação física. Brasiliense, 2004.
MOREIRA, Wagner Wey. Educação Física Escolar: uma abordagem fenomenológica. 1992
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: Educação Física (1ª a 4ª/ 5ª a 8ª séries) Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: Educação Física 5ª a 8ª séries. Secretaria de Educação Fundamental Brasília: MEC/SEF, 2001.
SILVA, Elizabeth Nascimento. Educação Física na Escola. 2 ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2002.
TANI, Go (et alli). Educação Física Escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. Universidade de São Paulo, 1988.

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