HISTÓRIAS
EM QUADRINHOS: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA LÚDICA*
Miniprojeto: Alfabetização
e letramento com uso de Histórias em Quadrinhos
Público: Alunos
de 1º ao 9º ano (pode ser adaptada para outros públicos)
Período de execução: Pode
ser aplicado durante o ano letivo
Materiais necessários: Histórias
em quadrinhos diversas (gibis)
Reflexões contextuais (situações
vivências na escola em que trabalho)
A
dificuldade de leitura e escrita e o não gosto pela leitura de alunos do Ensino
Fundamental é notada diariamente por professores de diversas áreas de
conhecimento, e, para auxiliar nesse processo de superação, na busca do
desenvolvimento de alfabetização e letramento dos alunos em situações mais
críticas nessa etapa escolar e o gosto pela leitura, o referido projeto
objetiva, a partir da disponibilização e incentivos aos alunos o despertar para
o gosto pela leitura por meios das história em quadrinhos (gibis), por ser uma matéria
atrativo e prazeroso, bem como, apresentar temáticas voltadas para as diversas questões
sociais (dentre as quais: saúde, educação, meio ambiente e esporte) e
personagens que conquistam pelas suas características que já vem encantando
leitores há muitas gerações.
Estratégias metodológicas para
o desenvolvimento do Miniprojeto
ü O
projeto poderá ser desenvolvido a partir da disponibilidade de revistas em
quadrinhos (gibis), que serão selecionadas de acordos com temáticas, aos alunos
para a leitura nos horários de intervalos;
ü Acompanhamento
dos alunos monitores para distribuição e recolhimento das histórias em quadrinhos
(gibis), bem como acompanhamento dos alunos com dificuldades de leitura;
ü Leitura
encenada e/ou leituras das imagens das histórias em quadrinhos (gibis), realizadas
por monitores (alunos das turmas) para aqueles alunos que apresentam mais
dificuldades;
ü Aos
professores caberá avaliar o desempenho e desenvolvimentos dos alunos por meios
de discursões em sala das temáticas das histórias em quadrinhos, recontar
histórias e produção textual.
Algumas
atividades que podem ser desenvolvidas
ü Discussão
de pontos relevante das temáticas abordadas nas histórias em quadrinhos;
ü Análise
das diversas linguagens e narrativas identificadas nas histórias em quadrinhos;
ü Realização
de atividades de produção textual e re-escritas das histórias em quadrinhos;
ü Análise
dos símbolos de pontuação (dentre os quais: ponto de exclamação, reticências,
interrogação) encontrados nas histórias em quadrinhos;
ü Realizar
atividades com utilização da linguagem dos quadrinhos (quadros, balões,
legendas, caracteres gráficos);
Algumas
Referências
Feijó,
Mario. Quadrinhos em ação. São Paulo: Moderna, 1997.
IANNONE,
Leila R.; IANNONE, Roberto. O mundo das histórias em quadrinhos. São
Paulo: Moderna, 1994.
http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html
www.maquinadequadrinhos.com.br
http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/
*Compilação
e adaptação Profa. Esp. Cleide C. do Nascimento e Prof. Esp. Francisco das C.
M. dos Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário