segunda-feira, 6 de agosto de 2018

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA LÚDICA*
Miniprojeto: Alfabetização e letramento com uso de Histórias em Quadrinhos
Público: Alunos de 1º ao 9º ano (pode ser adaptada para outros públicos)
Período de execução: Pode ser aplicado durante o ano letivo
Materiais necessários: Histórias em quadrinhos diversas (gibis)
Reflexões contextuais (situações vivências na escola em que trabalho)
A dificuldade de leitura e escrita e o não gosto pela leitura de alunos do Ensino Fundamental é notada diariamente por professores de diversas áreas de conhecimento, e, para auxiliar nesse processo de superação, na busca do desenvolvimento de alfabetização e letramento dos alunos em situações mais críticas nessa etapa escolar e o gosto pela leitura, o referido projeto objetiva, a partir da disponibilização e incentivos aos alunos o despertar para o gosto pela leitura por meios das história em quadrinhos (gibis), por ser uma matéria atrativo e prazeroso, bem como, apresentar temáticas voltadas para as diversas questões sociais (dentre as quais: saúde, educação, meio ambiente e esporte) e personagens que conquistam pelas suas características que já vem encantando leitores há muitas gerações.
Estratégias metodológicas para o desenvolvimento do Miniprojeto
ü O projeto poderá ser desenvolvido a partir da disponibilidade de revistas em quadrinhos (gibis), que serão selecionadas de acordos com temáticas, aos alunos para a leitura nos horários de intervalos;
ü Acompanhamento dos alunos monitores para distribuição e recolhimento das histórias em quadrinhos (gibis), bem como acompanhamento dos alunos com dificuldades de leitura;
ü Leitura encenada e/ou leituras das imagens das histórias em quadrinhos (gibis), realizadas por monitores (alunos das turmas) para aqueles alunos que apresentam mais dificuldades;
ü Aos professores caberá avaliar o desempenho e desenvolvimentos dos alunos por meios de discursões em sala das temáticas das histórias em quadrinhos, recontar histórias e produção textual.
Algumas atividades que podem ser desenvolvidas
ü Discussão de pontos relevante das temáticas abordadas nas histórias em quadrinhos;
ü Análise das diversas linguagens e narrativas identificadas nas histórias em quadrinhos;
ü Realização de atividades de produção textual e re-escritas das histórias em quadrinhos;
ü Análise dos símbolos de pontuação (dentre os quais: ponto de exclamação, reticências, interrogação) encontrados nas histórias em quadrinhos;
ü Realizar atividades com utilização da linguagem dos quadrinhos (quadros, balões, legendas, caracteres gráficos);
Algumas Referências
Feijó, Mario. Quadrinhos em ação. São Paulo: Moderna, 1997.
IANNONE, Leila R.; IANNONE, Roberto. O mundo das histórias em quadrinhos. São Paulo: Moderna, 1994.
http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html
www.maquinadequadrinhos.com.br
http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/
*Compilação e adaptação Profa. Esp. Cleide C. do Nascimento e Prof. Esp. Francisco das C. M. dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário