segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Perspectivas e fatos na história da formação de professores no Brasil....
CABRAL, Lêda Ferreira[1]
Encontramos nos escritos de Saviani (2009), uma possibilidade de apresentar aspectos históricos inerentes ao desenvolvimento da formação de professores no Brasil, com fins de evidenciar discursos em torno da formação de professores. O desenvolvimento da formação de professores no Brasil na perspectiva de Saviani organiza-se em seis períodos: o período denominado de ensaios intermitentes de formação de professores que vai de 1827 a 1880; o estabelecimento e expansão do padrão das Escolas Normais caracterizado temporalmente de 1880 a 1932; período denominado como organização dos institutos de educação que data de 1932 a 1939; a implantação dos cursos de pedagogia e de licenciatura e consolidação do padrão das Escolas Normais que vai de 1939 a 1971; o período chamado de substituição da Escola Normal pela habilitação específica do Magistério, esse corresponde a data de 1971 a 1996; e o período denominado de advento dos Institutos Superiores de Educação e das Escolas Normais Superiores, esse mais recente data de 1996 a 2006 (SAVIANI, 2009).
A respeito das características predominantes no decorrer dos seis períodos, Saviani evidencia (2009) a precariedade das políticas formativas, cujas sucessivas mudanças não estabeleceram um padrão minimamente consistente de preparação docente para superar os problemas enfrentados pela educação escolar brasileira.
Nessa direção, conhecer as perspectivas referentes ao desenvolvimento da educação brasileira evidenciadas por Saviani são importantes para o entendimento dos diferentes processos formativos pelos quais passou a educação brasileira, no âmbito da formação de professores para atuar nos diferentes níveis de ensino.  Sobre a questão, é importante ainda mencionar que a legislação vigente é fruto, em alguma medida, da luta de muitos que atuaram em diferentes frentes de mobilização ao longo da história.
Consideramos relevante conhecer os períodos evidenciados pelo autor. No entanto, destacamos, especialmente, o período denotado como Implantação dos cursos de pedagogia e licenciaturas e pela consolidação do padrão das Escolas Normais que vai de 1939 a 1971. Período este que marca a elevação a nível universitário dos institutos de Educação do Distrito Federal e é considerado a base para a organização dos cursos de formação de professores, licenciatura e pedagogia. É ainda marco desse período o modelo conhecido como “3+1” em que três anos era dedicado ao estudo das disciplinas específicas, e um ano para a formação didática. Sob este registro, vale destacar que o modelo 3+1 está presente na realidade das salas de aulas, uma vez que muitos dos professores, formados com base nesse modelo, estão em pleno desenvolvimento de suas atividades docentes.

[1]Mestre e Doutoranda em Educação Matemática Pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho- UNESP-RC. Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão- UEMA e em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional UNINTER.

Nenhum comentário:

Postar um comentário