quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

ROTAS NEGREIRAS E COMÉRCIO DE AFRICANOS PARA O MARANHÃO COLONIAL, 1755-1800 (Ficha de leitura*)
Estrutura externa:
A estrutura do texto e formada com uma introdução do assunto que é o Comércio de africanos e em seguida vem o desenvolvimento do texto, sendo construindo com coleta de dados de cartas e relatórios marítimos e ofícios de venta e compra da época. 
Tema abordado:
Comércio de africanos: a visão de uma economia fundado pela desumanidade.
Palavras-chaves:
Colônia. Comércio. População. Tráfico. Negro. Exportação. Grão-Pará. Maranhão.
Comentário contextual:
O artigo tem como objetivo mostra a atividade do tráfico de escravos negros da África para o maranhão, e de como essa atividade se desenvolvem como uma fonte muito lucrativa para os comerciantes, traficantes e piratas da época colonial, na segunda metade do século XVI até 1850 foram enviados para o Brasil aproximadamente 3.500.000 a 4.000.000 africanos, com esse dado podemos ver que a intensidade do tráfico era muita intensa, sendo que o brasil foi a região que mais recebeu a mão de obra escrava negra.
Mais deferente do resto da colônia, o maranhão teve a entrada de africanos tardia, pois foi apenas com o Ministério Pombalino implementou políticas de incentivo e de criação de companhias de comércio visando o incremento do tráfico negreiro e a sua envolvente comercialização, para assim alavancar a comércio e a agricultura da colônia do maranhão.
Mas após a proibição do tráfico de escravos negros feita na Europa a colônia do maranhão teve um grande golpe que enfraqueceu a economia e diminui-o a exportação, e então foi criada a companhias de comércio para o norte e nordeste do Brasil, que foi um a medita criada pela administração de Pombal, o intuito da Entre os objetivos das companhias estavam o desenvolvimento econômico da primeira região e o revigoramento da economia da segunda. Inicialmente a Companhia do Grão-Pará e Maranhão deveria inserir cativos africanos no Estado do Maranhão.
Com isso tudo podemos ver o grande fluxo de trafico feito no Brasil e no maranhão na época da colônia, que gerou um grande aumento na população negra que residia na colônia e de como essas influencias fizeram alavancar a economia e os aspectos sociais da época. 
*Ficha de leitura (compilação) produzida pelo aluno Matheus Wilson S. dos Santos do curso de História – UEMA-CESC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário