sábado, 6 de julho de 2019

ESTUDO DE CASO
Pedreiro morre ao levar choque durante obra em Florianópolis
Data: 06/10/2017
Fonte: G1
Florianópolis/SC - Um pedreiro de 21 anos foi eletrocutado em Florianópolis, informou o Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros. Ele trabalhava na obra de uma casa quando recebeu uma forte descarga elétrica de uma betoneira. A vítima, que morreu na tarde de quinta-feira (5), não usava nenhum equipamento de proteção individual (EPI), segundo os bombeiros.
Os socorristas foram chamados por volta das 17h ao bairro Vargem Grande. Eles chegaram a casa em 12 minutos, de helicóptero. "Segundo relatos de populares, ele [o pedreiro] foi desligar a betoneira da obra e no ato acabou sofrendo o choque elétrico", relatou o tenente Fábio Fraga, que atendeu o acidente.
Em seguida, os colegas de trabalho da vítima chamaram os bombeiros. "Eles viram que ele estava sem sinais vitais e fizeram massagem cardíaca", disse o tenente. Os bombeiros permaneceram no local por 55 minutos, mas não houve sucesso em reanimar a vítima.
Ainda segundo os bombeiros, o jovem pedreiro estava trabalhando de bermuda, camiseta e chinelo. Os socorristas não souberam informar se ele estava a serviço de uma empresa ou se era autônomo.
Fonte: http://www.protecao.com.br/noticias/acidentes_do_trabalho/pedreiro_morre_ao_levar_choque_durante_obra_em_florianopolis/JyyJAcyAJj/11800. Acesso em 17 de ago. 2018.
ANÁLISE DO ESTUDO DE CASO
Francisco Luciano S. Pereira
Com base na análise da reportagem apresentada, tendo em vista a afirmação da não utilização de equipamentos de segurança de proteção individual (EPI), “[...] não usava nenhum equipamento de proteção individual (EPI) [...]”, vemos no caso, possibilidades de negligência por para do funcionário e/ou da falta dos equipamentos necessários para o desenvolvimento das atividades (e nesse caso, a negligência é também da empresa), dentre os quais: vestimenta adequada, botas, capacete, luva e óculos de proteção, bem como probabilidade da não averiguação quanto ao ambiente, no que se refere à existência de riscos ou mesmos a não qualificação do funcionário para a realização de atividade envolvendo eletricidade com competência ou mesmo a realização da desenergização da rede elétrica no local antes de começar os trabalhos ao qual o funcionário foi destinado a realizar.
Diante da situação, um procedimento a ser realizado inicialmente é a análise de risco do ambiente de trabalho, com vista no conhecimento e a participação dos trabalhadores garantia da segurança e saúde de todos que estão no ambiente de trabalho, e uso da Norma Regulamentadora NR-10, que estabelece condições no ambiente de trabalho em que possui instalações elétricas e serviços com eletricidade de alta tensão, buscando evitar ou minimizar os riscos, ou seja, se o ambiente de trabalho encontrava-se mesmo em condições segura, dentre os aspectos a serem vistos, temos: verificar se possivelmente existe conexão elétrica exposta no chão; situação de posição de trabalho inseguro; existência dos EPI’s necessários, a necessidade de desligamento da rede elétrica do local, bem como a habilitação do funcionário que irá realizar o serviço elétrico, buscando evitar os riscos.
Concluímos que, no caso do acidente que ocorreu relacionado ao choque elétrico, acreditamos que o procedimento realizado foi adequado, pois foram realizados os procedimentos após o desligamento da corrente elétrica, bem como o afastamento da vítima do contato da rede elétrica, foi usado material isolante no ambiente. Também temos os outros procedimentos a serem realizados, como: verificar o nível de consciência e sinais vitais e realização do procedimento de ressuscitação cardiopulmonar e queimadura. E, posteriormente, acionar o atendimento dos bombeiros. Vale lembrar que é de grande importância a realização de cursos e treinamentos de primeiros socorros nas diversas profissões, pois tais conhecimentos e treinamento são de grande relevância profissionalmente, podendo ser utilizada em qualquer ambiente e salvar vidas.
Referências
SOUSA, Benylda Araujo Pinheiro. Medicina Ocupacional. São Luís: UEMAnet, 2018.
ALVES, José Luís; ALMEIDA, Priscila M. Vieira. A importância do ensino aprendizagem para prestação de primeiros socorros às vítimas de choque elétrico: metodologia da problematização. Rev. UNINGÁ, Maringá, v. 54, n. 1, p. 160-166, out./dez. 2017. Disponível em: <http://revista.uninga.br/index.php/uninga/article/view/16/462>. Acesso em: outubro. 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário