quinta-feira, 6 de junho de 2019

APR PARA INSPEÇÃO DE SISTEMA DE EQUIPOTENCIALIZAÇÃO

OBJETIVO
Estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.

MEDIDAS DE CONTROLE
- isolação das partes vivas, obstáculos, barreiras, sinalização, sistema de seccionamento automático de alimentação, bloqueio do religamento automático.

MEDIDAS DE CONTROLE DO RISCO ELÉTRICO
Desenergização: A desenergização é um conjunto de ações coordenadas, sequenciadas e controladas destinadas a garantir a efetiva ausência de tensão no circuito, trecho ou ponto de trabalho durante todo o tempo de intervenção e sob controle dos trabalhadores envolvidos.
Seccionamento: É o ato de promover a descontinuidade elétrica total, com afastamento adequado entre um circuito ou dispositivo e outro, obtida mediante o acionamento de dispositivo apropriado (chave seccionadora, interruptor,disjuntor) acionado por meios manuais ou automáticos, ou ainda através de ferramental apropriado e segundo procedimentos específicos.
Impedimento de Reenergização: É o estabelecimento de condições que impedem, de modo reconhecidamente garantido, a reenergização do circuito ou equipamento desenergizado, assegurando ao trabalhador o controle do seccionamento. Na prática trata-se da aplicação de travamentos mecânicos, por meio de fechaduras, cadeados e dispositivos auxiliares de travamento ou com sistemas informatizados equivalentes.
Constatação de Ausência de Tensão: É a verificação da efetiva ausência de tensão nos condutores do circuito elétrico. Deve ser feita com detectores testados antes e após a verificação da ausência de tensão, sendo realizada por contato ou por aproximação e de acordo com procedimentos específicos.
Instalação de Aterramento Temporário com Equipotencialização dos Condutores dos Circuitos: Constatada a inexistência de tensão, um condutor do conjunto de aterramento temporário deverá ser ligado primeiramente a uma haste conectada à terra e, na sequencia, deverão ser conectadas as garras de aterramento aos condutores fase, previamente desligados.
Proteção dos Elementos Energizados Existentes na Zona Controlada: Define-se Zona Controlada como a área dentro da parte condutora energizada, segregada e com dimensões estabelecidas de acordo com o nível de tensão da instalação, acessível somente por profissionais autorizados (como disposto no Anexo II da Norma Regulamentadora 10). A segregação da área correspondente à Zona Controlada pode ser feita com anteparos, dupla isolação, invólucros etc..
Instalação da Sinalização de Impedimento de Reenergização: Deverá ser adotada sinalização adequada de segurança destinada à advertência e à identificação da razão de desenergização informações do responsável.

SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA
-identificação de circuitos elétricos;
-travamentos e bloqueios de dispositivos e sistemas de manobra e comandos;
-restrições e impedimentos de acesso;
-delimitações de áreas;
-sinalização de áreas de circulação, de vias públicas, de veículos e de movimentação de cargas;
-sinalização de impedimento de energização; e
-identificação de equipamento ou circuito impedido.

PROCEDIMENTO DE DESENIZAÇÃO
Todas as atividades envolvendo manutenção no setor elétrico devem priorizar os trabalhos com circuitos desenergizados.
Somente serão consideradas desenergizadas as instalações elétricas liberadas para serviços mediante os procedimentos apropriados
- seccionamento,
- impedimento de reenergização,
- constatação da ausência de tensão,
- instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores dos circuitos,
- proteção dos elementos energizados existentes,
- instalação da sinalização de impedimento de energização.

PROCEDIMENTO DE REENERGIZAÇÃO
-retirada das ferramentas, utensílios e equipamentos;
-retirada da zona controlada de todos os trabalhadores não envolvidos no processo de reenergização;
-remoção do aterramento temporário, da equipotencialização e das proteções adicionais;
-remoção da sinalização de impedimento de reenergização;
-destravamento, se houver, e religação dos dispositivos de seccionamento.

ATERRAMENTO
- Funcional: ligação através de um dos condutores dos sistema de neutro.
- Proteção: ligação à terra das massas e dos elementos condutores estranhos à instalação.
- Temporário: ligação elétrica efetiva com baixa impedância intencional à terra, destinada a garantir a equipotencialidade e mantida continuamente durante a intervenção na instalação elétrica.

EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO
EPI
EPC
Uniforme antichama
Capacete de segurança
Óculos de segurança (incolor ou escuro)
Luva isolante de borracha
Luva de vaqueta
Cinturão de segurança
Botina de segurança
Fitas reflexivas
Bandeiras refletivas
Bandeiras imantadas refletivas
Cones
Cavaletes e grades não metálicas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário