quinta-feira, 6 de junho de 2019

PROPOSTA DA ATIVIDADE ARTICULADA DE SALA DE AULA*
Título: DESVELANDO A CULTURA LOCAL NA INTERNET: Caxias Palco da Guerra da Balaiada.
Nome dos autores (cursistas):
Delcy Silva
Francisco das Chagas Moraes dos Santos
Maria da Conceição Rodrigues
Cícero Brito de Andrade
Contextualização da atividade:
A necessidade dos educandos relacionarem os conteúdos, das disciplinas curriculares do Ensino Fundamental, ao seu cotidiano dando significado aos mesmos, bem como o uso das tecnologias, faz-se necessário levá-los a ter um contato mais intimo com o seu próprio meio, afim de que possam compreender a interdependência, a importância cultural e histórica de tais conteúdos.
Clientela:
Alunos do Ensino Fundamental e  Médio
Disciplinas envolvidas:
Matemática, Português, História, Geografia, Arte, Filosofia.
Conteúdos a serem desenvolvidos:
Disciplina
Conteúdo
Matemática
Cronologia; escala.
Português
Produção textual – “A história contada com um novo olhar”
História
Sujeitos históricos da Guerra da Balaiada
Geografia
Construção de maquete do cenário da guerra
Arte
Artefatos e relíquias da Guerra (visita ao Museu da Balaiada).
Filosofia
Reflexão sobre os ideais dos balaios e do Governo.
Dinâmicas de trabalho (Metodologia):
·      Aulas temáticas;
·      Pesquisa na Internet;
·      Visita ao museu da Balaiada e locais históricos;
·      Trabalho em Grupo (entrevistas, pesquisa bibliográficas, filmagem);
·      Oficina para construção e maquete.
·      Socialização e culminância do Projeto.
Tempo de duração da atividade:
Um mês
Recursos das TIC’s utilizados:
Câmera fotográfica;
Livros didáticos;
Gravador;
Sala de informática com Internet e impressora.
Possíveis articulações entre: Projeto da comunidade + Recursos das TIC's + Conteúdos curriculares:
O projeto “Desvelando a cultura local na Internet: Caxias Palco da Guerra da Balaiada”, compreende a cultura local, o uso de TIC’s ao mesmo tempo em que aborda conteúdos curriculares das referidas áreas de forma interdisciplinar.
 Análise sucinta sobre algumas articulações previstas em termos do aprendizado dos alunos:
O referido projeto tem como objetivo desenvolver as seguintes habilidades e competência nos educandos:
·      Conhecer a história local com foco na Guerra da Balaiada;
·      Utilizar recursos tecnológicos para pesquisar e registrar os dados referentes à temática em questão;
·      Produzir, a partir do conhecimento adquirido, textos, maquetes e registros de som e imagem;
·      Reconhecer o espaço geográfico local;
·      Desenvolver raciocínios matemáticos a partir das construções.
As avaliações da aprendizagem serão realizadas durante a execução do projeto mediante o desempenho e participação do sujeitos envolvidos.
REFERÊNCIA
http://pt.wikipedia.org/wiki/Balaiada, acessado em 21 de agosto de 2009.
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=206, acessado em 21 de agosto de 2009.
http://www.caxias.ma.gov.br/caxias/pontos-turisticos, acessado em 21 de agosto de 2009.
http://eproinfo.mec.gov.br/fra_def.php?sid=377DB7B26F5258E4D5CB622EDD46B300, acessado no período de 18 a 21 de agosto de 2009.
* Atividade apresentada ao Ciclo Básico do Curso de Formação Continuada Mídias na Educação, como requisito para a finalização do ciclo. Orientadora: Josenilde Azevedo Pinto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário