ANÁLISE COMPARATIVA DE TEXTOS ON-LINE*
Francisco das
C. M. dos Santos
1 Identificação
1.1
Tema
Análise
comparativa de textos on-line.
1.2 Sub-tema
Analisando
as características de textos on-line de mesmo gênero,
1.3 Módulo
Mídia
Impressa
1.4 Área do Conhecimento
Disciplinas curriculares e temas
transversais
2 JUSTIFICATIVA
A internet tem se apresentado como um grande potencial no
que se refere às diversificadas manifestações da produção textual e lingüística,
principalmente aos gêneros textuais emergentes encontrados nos sites e blogs.
Segundo consta na Coleção Conquiste a Rede: Blog(2010)
Blogs são
páginas da internet atualizadas regularmente por uma pessoa ou um grupo.
Temáticos ou não, eles podem trazer textos, imagens, áudios, vídeos, gráficos e
quaisquer arquivos multimídia. Blogs nasceram como diários pessoais e
extrapolaram essa dimensão sendo uma espécie de filtro do ciberespaço, mapas
para navegar no infinito de paginas da world wide web. (...). O nome vem da
contração de duas palavras em inglês, “web”, de world wide web, e “log”, que pode
ser traduzida como registro.
Na atualidade, a Web é a maior fonte
de informação eletrônica que dispõe publicações e que proporciona uma
potencialidade na forma colaborativa e cooperativa na construção de
conhecimento por meio da produção textual.
3 LEITURA E ESCRITA EM AMBIENTES DIGITAIS
A leitura e a escrita em ambientes digitais atualmente
tornaram-se uma realidade tanto para professores quanto para alunos
independentemente de onde estes entram contato com tais ferramentas.
Geralmente as leituras nestes
ambientes são dinâmicas e possibilitam aos leitores visitarem outros textos do
mesmo assunto, através de palavras que estabelecem relação de sentido entre um
determinado pensamento e outro. Neste sentido, PEREIRA (2010) em seu artigo, Letramento
Digital: Novas práticas de leitura
e escrita do professor afirma:
Na
tela a lógica é outra. O leitor pula de uma informação a outra, sem que
necessariamente exista uma ligação explicita entre elas. No texto impresso o
autor muitas vezes usa uma série de protocolos de leitura, que servem para
orientar o leitor e cerca o ato de leitura. Utilizam-se o título, o subtítulo,
muda-se de parágrafo. Os recursos da leitura na tela são outros, são de outra
natureza. O ato de clicar numa palavra, que está em vermelho, remete o leitor
para um outro lugar, para um outro texto, para uma outra informação.
Tais aspectos de leituras e escritas
em ambientes como Blog podem ser intensificados através da interação entre
autores e visitantes, mediante os debates e discussões promovidos pelas
temáticas propostas pelo autor das postagens. Tendo em vista que ambos são
produtores neste espaço colaborativo e cooperativo compartilhado por
professores e alunos.
4 gênero textual
O gênero de um texto refere-se
às diferentes formas de expressão textual. Nos estudos literários, entre
os exemplos temos: poesia, crônicas, contos, prosa. Os gêneros
textuais englobam estes e todos os textos produzidos por usuários de uma
língua. Assim, ao lado da crônica, do conto, vamos também identificar a carta
pessoal, a conversa telefônica, e em especial os textos on-line no qual é nosso
foco de análise.
Tais
textos circulam no mundo e têm uma função específica, para cada público dentro
de suas especificidades e características próprias e que são características
peculiares de um gênero discursivo nos permitem abordar aspectos da
textualidade, tais como coerência e coesão textuais, impessoalidade, técnicas
de argumentação e outros aspectos pertinentes ao gênero em questão.
5 QUADRO
COMPARATIVO
Análises das características
Texto 01
|
Texto 02
|
|
Título do texto
|
Ministério
Público já emitiu 200 pareceres no mutirão carcerário de presos condenados.
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Windows móvel aposta em integração de módulos do
sistema.
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Gênero textual
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Textos jornalísticos – notícia.
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Objetivos
|
Apresentar notícias informativas.
|
Apresentar notícias informativas.
|
Fonte
|
http://www.noca.com.br/materia.asp?notcod=14036. (texto
01)
http://www.noca.com.br/materia.asp?notcod=14035. (texto
02)
|
|
Linguagem
|
Ambos
empregam:
Linguagem
verbal de forma imparcial;
Linguagem clara com uso de frases na ordem direta;
Textos curtos, conciso e objetivo;
Formas mais simples admitida pela
norma culta da língua;
Vocábulos acessíveis a todos os
níveis de leitores.
|
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Recursos Estilísticos
|
Presença
de título que tem por finalidade atrair o leitor.
|
Presença
de título que tem por finalidade atrair o leitor.
|
Identificação
|
Ambos apresentam
Identificação
|
6
Conclusão
Os gêneros analisado (jornalísticos)
ao que se observou, promove uma unificação estilística no que se refere ao
conjunto de procedimentos lingüísticos (entre os quais: linguagem culta, clara, direta,
objetiva e concisa) por meio dos
quais o enunciador se posiciona diante dos fatos.
Os
gêneros literários textuais de forma geral ao ser trabalhado em sala de aula
podem oportunizar ao alunado, possibilidades se desenvolverem comportamentos de
leitores e de escritores em um processo de produção textual que a busca
desenvolver as habilidades no que diz respeito à leitura interativa na
perspectiva de construção de conhecimento.
Referências
FOSCHINI, Ana Carmen e Taddei, Roberto Romano. Coleção
conquiste a rede – blog. Disponível em: <http://pt.globalvoicesonline.org/wpcontent/uploads/2007/08/conquiste_a_rede_blog.pdf>.
Acesso em: fev. 2010.
MARTINS, Marilia do Rio, FLORENTIN, Marli Lenir Dagnese,
MICHELIN, Neiva Morello. Blog: a interatividade a serviço da aprendizagem
cooperativa. Porto Alegre. Disponível em: <http://arrobaeduc.terapad.com/resources/4489/assets/documents/monografia.pdf>.
Acesso em: 25 fev. 2010.
MONTARDO, Sandra Portela. Estudo dos blogs a partir da
netnografia: possibilidades e
limitações. Disponível em: <www.cinted.ufrgs.br/renote/dez2006/artigosrenote/25065.pdf>.
Acesso em: fev. 2010.
PEREIRA, Vera Lucia. Letramento Digital: Novas
práticas de leitura e escrita do professor. Disponível em: <www.unimep.br/phpg/posgraduacao/stricto/ed/documents/VeraPereira.pdf>.
Acesso em: 25 fev. 2010.
PIRES, Hindenburgo Francisco. Internet, Software Livre
e Exclusão Digital: Impasses e opções no desenvolvimento de políticas
públicas de alcance social no Brasil. Disponível em: <http://www.cibergeo.org/artigos/GEOUERJ12.pdf>.
Acesso em: fev. 2010.
E-PROINFO.
<http://eproinfo.mec.gov.br/fra_def.php?sid=6C46513659BF9D94A9800620F91D30BD>.
Acesso em: 25 fev. 2010.
PORTAL NOCA. <http://www.noca.com.br/materialista.asp?seccod=6>. Acesso
em: 25 fev. 2010.
* Atividade apresentada a Universidade Federal do
Maranhão, no Núcleo de Ensino à Distância, no Curso de Formação Continuada em
Mídias na Educação no Módulo Mídia Impressa como requisito para avaliação da
atividade 3, sob a orientação da Profa. Ana
Luzia de Sá Magalhães. 2010.
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