RECURSOS DIGITAIS E SUAS CARACTERÍSTICAS*
Sobre o papel do professor ou orador como
mediador, este tanto pode ocorrer através das técnicas convencionais (quadro,
cartaz, projetores) ou mesmo por meio das tecnologias digitais (computador e
internet). Em ambos os casos a mediação a partir dos diferentes recursos deve possibilitar
a aprendizagem a autoaprendizagem, a interaprendizagem, a formação permanente,
o diálogo, a pesquisa de novas informações, o registro de documentos, a construção
de reflexão pessoal. A seguir, apresentaremos alguns destes recursos digitais e
suas características:
1)
Teleconferência:
Contato entre especialista e telespectadores. Perspectiva
da mediação pedagógica (não instrucionista):
- Precedida por estudos do tema;
- Deve ser dialogada;
-
Prevê continuidade através de atividades.
2)
Chats ou bate-papo:
Convite à expressão de ideias sem preocupações
conceituais:
- Possibilita a associação livre de ideias,
indicando temas para posterior aprofundamento;
-
Indica possibilidade de síntese de ideias e orientação para outras atividades.
3)
Lista de discussão:
Técnica de grupo de pessoas para debater um
tema com reflexão contínua:
- Exige do educador reorientação, feedback e
contextualização do educando;
- Requer estudo prévio;
- Possibilita o avanço no conhecimento e nas
informações;
-
Produz conhecimento e opiniões qualitativamente superiores às ideias originais.
4)
Correio Eletrônico:
Interatividade entre educador-educando,
educando-educando:
- Produz informações novas, sugestões
interessantes;
-
Troca de informações, aprendizagens e interaprendizagens.
5)
Internet:
Recurso dinâmico que oportuniza o contato com
diversas fontes. Possibilita a aprendizagem múltipla (ler, buscar informações,
comparar, analisar, criticar e organizar dados), autoaprendizagem e
interaprendizagens;
- Requer do educador mediação para a produção
de conhecimento e não uma cópia;
- Orientações de modo a explorar o recurso com
criatividade, ética e coerência com valores políticos e sociais;
-
Exige o reconhecimento do papel do educador como aquele que também aprende, mas
que está apto a debater e desenvolver sua criticidade diante do que venha a
encontrar.
6)
CD-ROM e Power point:
Técnicas multimidiáticas que integram imagem,
luz, som, texto, movimento, pesquisa, busca e links já organizados. Sua
confecção exige cuidado de especialista e presença do educador para a mediação;
- Devem funcionar como incentivadores das
várias aprendizagens;
- Não podem substituir as atividades dos
educadores;
-
Devem prever atividades, momentos para o educando perguntar, refletir, debater,
pesquisar, trabalhar, redigir.
Referência
*Textos
compilados integralmente de: GUERRA, Rafael Angel Torquemada [Org.]. Recursos Audiovisuais. Especialização
Informática na Educação. Educação a Distância. C 569 / Cadernos Cb Virtual 7. UFPB/BC.
João Pessoa: Ed. Universitária, 2011.
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