quarta-feira, 6 de outubro de 2021

 PLANO DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (Citações Conceituais)

“A administração é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar os esforços realizados pelos membros da organização e o uso de todos os outros recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos’. (STONER, 1999, p. 4).

“O planejamento consiste na tomada antecipada de decisões sobre o que fazer, antes da a ação ser necessária sob o aspecto formal, planejar consiste em simular o futuro desejado e estabelecer previamente os cursos de ação necessários e os meios adequados para atingir os objetivos”. (CHIAVENATO, 2004, p. 172).

“Planejamento é a função administrativa que compreende a seleção de objetivos, diretrizes, processos e programas, a partir de uma série de alternativas. É uma tomada de decisões que afetam o curso futuro de uma organização ou departamento”. (KOONTZ 1980, p. 491).

“O planejamento figura como a primeira função administrativa, por ser aquela que serve de base para as demais funções. O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente os objetivos que devem ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los”. (CHIAVENATO, 2000, p. 195).

Planejamento é: “a análise racional das oportunidades oferecidas pelo meio, dos pontos fortes e fracos das organizações e da escolha de um modo de compatibilização (estratégia) entre os dois extremos, compatibilização esta que deveria satisfazer do melhor modo possível aos objetivos da organização”. (ANSOFF, 1981, p. 15).

REFERÊNCIAS

ANSOFF, H. I. et al. Do planejamento estratégico à administração estratégica.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 6 ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

KOONTZ, Harold. Princípios de Administração: uma análise das funções administrativas. São Paulo: Pioneira, 1980.

São Paulo: Atlas, 1981.

STONER, James A. F.; FREEMAN, R. Edward. Administração. 5 ed. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil, 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário