domingo, 6 de fevereiro de 2022

 PONTOS IMPORTANTE NO PLANEJAR O FAZER DIDÁTICO (Tópicos de Reflexão)

 1 Planejamento

Inicialmente é pensado no coletivo da escola:

a) Professores em diálogo com seus pares e materiais curriculares;

b) Consciência do que deseja fazer durante o ano letivo.

2 Planejamento para ação docente

a) Refletir: um processo de racionalização organizado e coordenado para o fazer pedagógico;

b) Articular: atividade escolar; práticas culturais e sociais da escola; objetivos/capacidades; conteúdos/eixos; encaminhamentos e processos de avaliação.

3 Principais características do planejamento

a) Dinâmico e flexível (revistos sempre que necessários);

b) Atender aos imprevistos e acontecimentos do dia a dia escolar.

c) Produzido no coletivo da escola;

d) Compartilhado entre professores;

e) Buscar saber se as capacidades foram alcançadas;

f) Detectar lacunas;

g) Conceitos não apropriados ou não aprendidos.

4 Itens importantes no planejamento

a) Deve ter clareza de que é necessário

b) Ativar conhecimentos prévios;

c) Possibilitar que os alunos construam seu conhecimento mediatizado pelo professor;

d) Possibilitar que os alunos realizem tentativas para elaborar respostas aos desafios propostos;

e) Escutar cuidadosamente o aluno;

f) Utilizar recursos diversos;

g) Ter clareza dos critérios avaliativos (discutidos na escola), do perfil de turma;

h) Conhecer o objeto de estudo de cada área do conhecimento.

5 Planejamento bimestral ou similares

Podemos destacar alguns tópicos importantes que devem ser levados em consideração na sala de aula e no planejamento:

a) Escutar cuidadosamente os alunos;

b) Observar e avaliar o processo;

c) Fornecer sugestões adequadas;

d) Interpretar suas formas de raciocinar;

e) Possibilitar que os estudantes debatam sobre o assunto;

Cabendo ao professor encorajar a formação de uma comunidade de aprendizagem em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário