PONTOS IMPORTANTE NO PLANEJAR O FAZER DIDÁTICO (Tópicos de Reflexão)
Inicialmente é pensado no
coletivo da escola:
a) Professores em diálogo com seus pares e
materiais curriculares;
b) Consciência do que deseja fazer durante o
ano letivo.
2 Planejamento para ação docente
a) Refletir: um processo de racionalização
organizado e coordenado para o fazer pedagógico;
b) Articular: atividade escolar; práticas
culturais e sociais da escola; objetivos/capacidades; conteúdos/eixos;
encaminhamentos e processos de avaliação.
3 Principais características do planejamento
a) Dinâmico e flexível (revistos sempre que
necessários);
b) Atender aos imprevistos e acontecimentos do
dia a dia escolar.
c) Produzido no coletivo da escola;
d) Compartilhado entre professores;
e) Buscar saber se as capacidades foram
alcançadas;
f) Detectar lacunas;
g) Conceitos não apropriados ou não aprendidos.
4 Itens importantes no planejamento
a) Deve ter clareza de que é necessário
b) Ativar conhecimentos prévios;
c) Possibilitar que os alunos construam seu
conhecimento mediatizado pelo professor;
d) Possibilitar que os alunos realizem
tentativas para elaborar respostas aos desafios propostos;
e) Escutar cuidadosamente o aluno;
f) Utilizar recursos diversos;
g) Ter clareza dos critérios avaliativos
(discutidos na escola), do perfil de turma;
h) Conhecer o objeto de estudo de cada área do
conhecimento.
5 Planejamento bimestral ou similares
Podemos destacar alguns
tópicos importantes que devem ser levados em consideração na sala de aula e no
planejamento:
a) Escutar cuidadosamente os alunos;
b) Observar e avaliar o processo;
c) Fornecer sugestões adequadas;
d) Interpretar suas formas de raciocinar;
e) Possibilitar que os estudantes debatam sobre
o assunto;
Cabendo ao professor encorajar
a formação de uma comunidade de aprendizagem em sala de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário