quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

 EIXO ESTRUTURADOR DA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA

 1 Introdução

A Educação Estatística e assuntos correlatos como probabilidade e a análise combinatória vem sendo implementada no currículo das séries iniciais, devido as mudanças na sociedade, mostrando que determinados conteúdos e procedimentos tornam-se necessários, para o exercício da cidadania.

2 Conceito e objetivo

A Estatística é o ramo da Matemática responsável por métodos e técnicas de pesquisa envolvendo experimentos, coleta de dados, processamento, representações gráficas, análise e divulgação das informações. Portanto, a estatística tem como objetivo principal é fornecer ferramentas que ao serem utilizadas permite lidarmos com situações sujeitas a incertezas.

3 Gráfico, tabela e quadro

Em estatística, tem como pressuposto a organização e o resumo de grandes quantidades de dados de medidas, sumarizando os dados coletados, e relações entre as variáveis e as tendências, refletindo sobre o que eles indicam sobre a temática, com intuito de fatos reais, pois somente desta forma poderão subsidiar reflexão sobre o fenômeno naturais ou sociais.

a) Gráfico

Os gráficos podem ser usados para evidenciar ou ocultar a origem e validade das informações. Ajuda a tomar decisões a partir das informações contidas e para isso temos que fazer uma extrapolação dos dados apresentados, realizando aquilo que é chamado de inferência nominal; num processo criativo, indutivo, que gera uma hipótese provisória. Exigindo deles a compreensão da proporcionalidade entre os dados explícitos.

b) Tabela

Campo da Estatística, uma tabela é composta por linhas e colunas, numa interação das células, nas quais se encontram dados que podem ser números, palavras, frases, etc. nomeia-se muitas coisas como lista de compra, um rol de dados, um quadro, um banco de dados, etc. sendo apresentadas em uma estrutura.

c) Quadro

Definido como arranjo predominante de palavras dispostas em linhas e colunas, com ou sem indicação de dados numéricos. Diferenciam-se das tabelas por apresentarem um teor esquemático e descritivo, e não estatístico. A apresentação dos quadros é semelhante à das tabelas, exceto pela colocação dos traços verticais em suas laterais e na separação das casas.

3 Estatísticas na prática educacional

Atividades isoladas, não contribui para a educação estatística, a escola deve superar a prática da sucessão de tarefas relacionadas a aspectos isolados do tratamento de informação.

Um dos aspectos importantes nas atividades envolvendo estatística em sala de aula é indagar: É importante trabalha conteúdos que envolvam situações do cotidiano dos alunos.

Os alunos devem aprender a construir gráficos, tabelas e quadros, como uma maneira de organizar dados, e não deve ser focada apenas no uso das representações e sim, numa formação estatística necessária a vida.

Referências

BRASIL. Pacto Nacional na Idade Certa: Educação Estatística: unidade 7. MEC. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de apoio à Gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB, 2014.

BRASIL. Pacto Nacional na Idade Certa: vamos brincar de reinventar historias: ano3/unidade 4 / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB, 2012.

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