METODOLOGIA ATIVA: CONCEITO, CARACTERÍSTICAS E TIPOS
Profa. Esp. Joselma C. L. dos Santos
Prof. Esp. Francisco das C. M. dos Santos
A
metodologia ativa se caracteriza pela inter-relação entre educação, cultura,
sociedade, política e escola, sendo desenvolvida por meio de métodos ativos e
criativos, centrados na atividade do aluno com a intenção de propiciar a
aprendizagem.
Na
metodologia ativa, o aluno assume uma postura mais participativa, na qual ele
resolve problemas, desenvolve projetos e, com isso, cria oportunidades para a
construção de conhecimento.
Para
desenvolver uma metodologia ativa em sala de aula, é necessário transformar
objetivos de ensino do educador em expectativas de aprendizagem para os
estudantes.
Contribui
para desenvolver intuito de decisão no processo de aprendizagem por parte do
estudante, que a partir de conhecimentos prévios dos estudos e a interação com
o educador, e, mais acesso à informação, proporciona mais conhecimento e consequentemente,
uma aprendizagem significativa, desenvolvendo no estudante:
a) Autonomia;
b) Aptidão em
resolver problemas;
c) Colaboração;
d) Senso crítico;
e) Protagonismo;
f) Confiança;
g) Aprendizado
envolvente;
h) Empatia;
i) Responsabilidade e participação.
3 Tipos de Metodologia Ativa
a) Sala de aula invertida: baseando-se em um
dos modelos de Ensino Híbrido, a sala de aula invertida, que, em resumo,
significa que o que era realizado em sala de aula (conteúdo) será estudado em
casa e, na sala de aula, será realizada a tarefa de casa. Ideal para aproveitar
mais o momento do encontro virtual, passar com antecedência ao aluno um
material de estudo (vídeo, infográfico, texto), utilizado para a ampliação do
conteúdo ou tarefa colaborativa.
b) Faça perguntas desafiadoras no início da
aula, assim prenderá a atenção dos estudantes e desenvolverá uma maneira para
que prestem atenção na aula a fim de responder à pergunta. Poderá brincar,
fazendo questões verdadeiras ou falsas, provocar a curiosidade para a busca de
respostas, sempre utilizando o conteúdo a seu favor. Monte quiz online, faça
um talkshow, um bate-papo ou uma entrevista.
c) Mantenha uma comunicação contínua e organizada
com a turma. Crie um canal de comunicação com os estudantes ou com os pais, por
e-mail, WhatsApp, ou ambiente virtual de aprendizagem. Estabeleça limites de
horários para comunicação e entrega de atividades. Faça desse canal o local
principal e único de informações, tira-dúvidas, entrega e recebimento de
atividades, materiais e roteiros de estudos. Assim, facilitará a organização e
a comunicação do grupo.
d) Utilize estratégias de investigação,
curiosidade, colaboração, trabalho em grupo e muita criatividade. Você pode
enviar pequenos vídeos com desafios, além de eles adorarem a ideia, poderão
estimular a aprendizagem realizando pesquisas e investigando novas práticas.
Aproveite e solicite o retorno das atividades por pequenas apresentações como
seminário, podcast, blog ou vídeos de entrevistas, simulação de telejornal.
e) Aprendizagem
Baseada em Projetos, busca levar os estudantes à investigação,
por meio do conceito “aprendendo a fazer”. Os estudantes podem se envolver em
um processo de pesquisa, elaboração de hipóteses iniciais, busca por recursos e
aplicações práticas, visando alcançar uma solução ou a elaboração de um
produto. As etapas de aprender e fazer tornam-se inseparáveis, propiciando a
comunicação, interação, a construção colaborativa do conhecimento, de modo
contextualizado.
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