quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

 METODOLOGIA ATIVA: CONCEITO, CARACTERÍSTICAS E TIPOS

Profa. Esp. Joselma C. L. dos Santos

Prof. Esp. Francisco das C. M. dos Santos

 1 Conceitos de Metodologia Ativa

A metodologia ativa se caracteriza pela inter-relação entre educação, cultura, sociedade, política e escola, sendo desenvolvida por meio de métodos ativos e criativos, centrados na atividade do aluno com a intenção de propiciar a aprendizagem.

Na metodologia ativa, o aluno assume uma postura mais participativa, na qual ele resolve problemas, desenvolve projetos e, com isso, cria oportunidades para a construção de conhecimento.

Para desenvolver uma metodologia ativa em sala de aula, é necessário transformar objetivos de ensino do educador em expectativas de aprendizagem para os estudantes.

 2 Principais Características Metodologia Ativa

Contribui para desenvolver intuito de decisão no processo de aprendizagem por parte do estudante, que a partir de conhecimentos prévios dos estudos e a interação com o educador, e, mais acesso à informação, proporciona mais conhecimento e consequentemente, uma aprendizagem significativa, desenvolvendo no estudante:

a) Autonomia;

b) Aptidão em resolver problemas;

c) Colaboração;

d) Senso crítico;

e) Protagonismo;

f) Confiança;

g) Aprendizado envolvente;

h) Empatia;

i) Responsabilidade e participação.

3 Tipos de Metodologia Ativa

a) Sala de aula invertida: baseando-se em um dos modelos de Ensino Híbrido, a sala de aula invertida, que, em resumo, significa que o que era realizado em sala de aula (conteúdo) será estudado em casa e, na sala de aula, será realizada a tarefa de casa. Ideal para aproveitar mais o momento do encontro virtual, passar com antecedência ao aluno um material de estudo (vídeo, infográfico, texto), utilizado para a ampliação do conteúdo ou tarefa colaborativa.

b) Faça perguntas desafiadoras no início da aula, assim prenderá a atenção dos estudantes e desenvolverá uma maneira para que prestem atenção na aula a fim de responder à pergunta. Poderá brincar, fazendo questões verdadeiras ou falsas, provocar a curiosidade para a busca de respostas, sempre utilizando o conteúdo a seu favor. Monte quiz online, faça um talkshow, um bate-papo ou uma entrevista.

c)  Mantenha uma comunicação contínua e organizada com a turma. Crie um canal de comunicação com os estudantes ou com os pais, por e-mail, WhatsApp, ou ambiente virtual de aprendizagem. Estabeleça limites de horários para comunicação e entrega de atividades. Faça desse canal o local principal e único de informações, tira-dúvidas, entrega e recebimento de atividades, materiais e roteiros de estudos. Assim, facilitará a organização e a comunicação do grupo.

d) Utilize estratégias de investigação, curiosidade, colaboração, trabalho em grupo e muita criatividade. Você pode enviar pequenos vídeos com desafios, além de eles adorarem a ideia, poderão estimular a aprendizagem realizando pesquisas e investigando novas práticas. Aproveite e solicite o retorno das atividades por pequenas apresentações como seminário, podcast, blog ou vídeos de entrevistas, simulação de telejornal.

e) Aprendizagem Baseada em Projetos, busca levar os estudantes à investigação, por meio do conceito “aprendendo a fazer”. Os estudantes podem se envolver em um processo de pesquisa, elaboração de hipóteses iniciais, busca por recursos e aplicações práticas, visando alcançar uma solução ou a elaboração de um produto. As etapas de aprender e fazer tornam-se inseparáveis, propiciando a comunicação, interação, a construção colaborativa do conhecimento, de modo contextualizado.

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