RASCUNHO DE PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICO
Profa. Esp. Joselma C. L. dos Santos
Prof. Esp. Francisco das C. M. dos Santos
Introdução
A ação do coordenador
pedagógico predomina-se em um trabalho onde a participação e integração entre
todos os participantes do processo educacional direcione resultado cujas linhas
norteadoras contribuirão para um desenvolvimento eficaz, propiciando o
desenvolvimento do currículo da escola, visando melhor e mais eficiente
desempenho do trabalho didático-pedagógico.
Nesse sentido, o Coordenador
Pedagógico tem como papel primordial ações que incentive e promova a melhoria
da qualidade do processo de ensino-aprendizagem, tem o presente plano a função
de orientar e avaliar todas as atividades do corpo docente, dinamizando,
facilitando e esclarecendo a atuação da coordenação pedagógica, junto ao corpo
administrativo, docente e discente da escola.
a) Participar e acompanhar as reuniões
administrativas de Pais e Professores;
b) Coordenar e acompanhar a realização de
ventos, atividades cívicas e sociais;
c) Organizar horário na falta de professores e
cronograma de provas;
d) Assistência em assuntos pedagógicos e analise
de resultado de diagnóstico;
e) Acompanhar plano de aula, planejamento e
projetos dos professores;
f) Observar direta ou indiretamente a prática
pedagógica de cada professor;
g) Sugerir metodologias diferenciadas (filmes,
jogos, livros e outros);
h) Analisar e orientar a elaboração de atividade
didática e provas;
i) Acompanhar cronograma de reforço dos alunos
com dificuldade de aprendizagem;
j) Orientação e acompanhamento no preenchimento
do sistema PEGE.
a) Elaborar junto com direção e docência um
plano de ação coerente e pautado na realidade da unidade escolar;
b) Promover junto com a direção a integração
dos professores de diferentes disciplinas e segmentos e níveis;
c|) Identificar constantemente quais as
prioridades das turmas e professores para prestar-lhes um melhor atendimento;
d) Visitar as salas de aula para detectar
problemas existentes e procurar solucioná-los, realizando reuniões
individuais sempre que houver necessidade;
e) Promover reuniões bimestrais e
extraordinárias para apresentação dos trabalhos pedagógicos e rendimento dos
alunos;
f) Promover e articular momentos com a família
e com a comunidade, através de palestras de sensibilização, datas comemorativas
e outros eventos culturais;
g) Orientar e acompanhar o diagnóstico dos
alunos, possibilitando melhor atendimento ao educando, relatando avanços e
dificuldades na aprendizagem;
h) Promover no ambiente escolar momento que possibilitem aos professores, avaliar e repensar sua prática, com vista na qualidade do processo ensino-aprendizagem.
3
Avaliação
A avaliação consiste num
trabalho progressivo e cooperativo
entre a direção, coordenação pedagógica, orientador pedagógico e o corpo
docente no qual será realizada por meio das seguintes atividades:
a) Avaliação contínua e progressiva que será
feita através de diagnósticos;
b) Análise do plano elaborado, para verificar
se os objetivos foram alcançados;
c) Observações diretas e indiretas de todas as
atividades desenvolvidas;
d) Fichas de acompanhamento e levantamentos
estatísticos;
e) Conversas visando reflexão e conclusão de análise dos dados coletados.
4
Cronograma anual
Ação |
Objetivo |
Metodologia |
Jan |
Fev |
MAr |
Abr |
Mai |
Jun |
Jul |
Ago |
Set |
Out |
Nov |
Dez |
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5 Agenda
semanal
Dia |
Atividades |
Ações Estratégicas |
Observação |
Segunda |
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Terça |
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Quarta |
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Quinta |
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Sexta |
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Sábado |
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a) Encontros para a elaboração do plano de
ação;
b) Participação ativa em eventos da SEMECT;
c) Elaboração do planejamento anual e mensal
(ou bimestral);
d) Implementação da rotina pedagógica;
e) Orientação aos professores em conjunto ou
individual;
f) Realização de palestra e oficinas com os
pais e os alunos;
g) Acompanhar o desempenho acadêmico dos
alunos;
h) Implementação de Projetos na escola;
i) Acompanhamento e avaliação dos projetos;
j) Realização de formação continuada com os
profissionais da educação;
k) Acompanhamento da execução da rotina
pedagógica diária.
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