quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

 RASCUNHO DE PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICO

Profa. Esp. Joselma C. L. dos Santos

Prof. Esp. Francisco das C. M. dos Santos

Introdução

A ação do coordenador pedagógico predomina-se em um trabalho onde a participação e integração entre todos os participantes do processo educacional direcione resultado cujas linhas norteadoras contribuirão para um desenvolvimento eficaz, propiciando o desenvolvimento do currículo da escola, visando melhor e mais eficiente desempenho do trabalho didático-pedagógico.

Nesse sentido, o Coordenador Pedagógico tem como papel primordial ações que incentive e promova a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem, tem o presente plano a função de orientar e avaliar todas as atividades do corpo docente, dinamizando, facilitando e esclarecendo a atuação da coordenação pedagógica, junto ao corpo administrativo, docente e discente da escola.

 1 Atividades

a) Participar e acompanhar as reuniões administrativas de Pais e Professores;

b) Coordenar e acompanhar a realização de ventos, atividades cívicas e sociais;

c) Organizar horário na falta de professores e cronograma de provas;

d) Assistência em assuntos pedagógicos e analise de resultado de diagnóstico;

e) Acompanhar plano de aula, planejamento e projetos dos professores;

f) Observar direta ou indiretamente a prática pedagógica de cada professor;

g) Sugerir metodologias diferenciadas (filmes, jogos, livros e outros);

h) Analisar e orientar a elaboração de atividade didática e provas;

i) Acompanhar cronograma de reforço dos alunos com dificuldade de aprendizagem;

j) Orientação e acompanhamento no preenchimento do sistema PEGE.

 2 Estratégias

a) Elaborar junto com direção e docência um plano de ação coerente e pautado na realidade da unidade escolar;

b) Promover junto com a direção a integração dos professores de diferentes disciplinas e segmentos e níveis;

c|) Identificar constantemente quais as prioridades das turmas e professores para prestar-lhes um melhor atendimento;

d) Visitar as salas de aula para detectar problemas existentes e procurar solucioná-los, realizando reuniões individuais sempre que houver necessidade;

e) Promover reuniões bimestrais e extraordinárias para apresentação dos trabalhos pedagógicos e rendimento dos alunos;

f) Promover e articular momentos com a família e com a comunidade, através de palestras de sensibilização, datas comemorativas e outros eventos culturais;

g) Orientar e acompanhar o diagnóstico dos alunos, possibilitando melhor atendimento ao educando, relatando avanços e dificuldades na aprendizagem;

h) Promover no ambiente escolar momento que possibilitem aos professores, avaliar e repensar sua prática, com vista na qualidade do processo ensino-aprendizagem.

3 Avaliação

A avaliação consiste num trabalho progressivo e cooperativo entre a direção, coordenação pedagógica, orientador pedagógico e o corpo docente no qual será realizada por meio das seguintes atividades:

a) Avaliação contínua e progressiva que será feita através de diagnósticos;

b) Análise do plano elaborado, para verificar se os objetivos foram alcançados;

c) Observações diretas e indiretas de todas as atividades desenvolvidas;

d) Fichas de acompanhamento e levantamentos estatísticos;

e) Conversas visando reflexão e conclusão de análise dos dados coletados.

4 Cronograma anual

Ação

Objetivo

Metodologia

Jan

Fev

MAr

Abr

Mai

Jun

Jul

Ago

Set

Out

Nov

Dez

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5 Agenda semanal

Dia

Atividades

Ações Estratégicas

Observação

Segunda

 

 

 

Terça

 

 

 

Quarta

 

 

 

Quinta

 

 

 

Sexta

 

 

 

Sábado

 

 

 

 6 Pontos Pedagógicos

a) Encontros para a elaboração do plano de ação;

b) Participação ativa em eventos da SEMECT;

c) Elaboração do planejamento anual e mensal (ou bimestral);

d) Implementação da rotina pedagógica;

e) Orientação aos professores em conjunto ou individual;

f) Realização de palestra e oficinas com os pais e os alunos;

g) Acompanhar o desempenho acadêmico dos alunos;

h) Implementação de Projetos na escola;

i) Acompanhamento e avaliação dos projetos;

j) Realização de formação continuada com os profissionais da educação;

k) Acompanhamento da execução da rotina pedagógica diária.

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