segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

 PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS*

1 Conhecimento

Constituído de material simbólico, ganhando significação no ambiente sociocultural e sendo valorado conforme sua aplicabilidade. Sua construção depende da mobilização de uma série de habilidades, tanto cognitivas quanto linguísticas e de memória, dentre outras. Tem caráter abstrato de difícil constatação em situações de observação, dependendo de condições de registro material, de referenciais perceptivos e de processos comunicativos disponíveis.

2 Habilidades

De natureza operativa, implicando a utilização e o manejo instrumental de recursos, orientados para alguma finalidade. Esses recursos podem ser de natureza material, como os aspectos motores do corpo, os objetos ou as situações exteriores com as quais podemos interagir. Mas também podem ter natureza imaterial, como os processos perceptivos, linguísticos, emocionais, relacionais, conceituais etc.

3 Pressupostos das capacidades humanas

a. Gestão de aprendizagens

b. Formulação de hipóteses

c. Procedimentos diagnósticos

d. Metas de desenvolvimento

e. Identificação das relações comunicativas

f. Estratégias de mídias

4. Matrizes de capacidades

a. Habilidade

b. Atitudes

c. Valores

d. Conhecimento

5. Relativização de recursos e atividades: Alguns critérios e objetivos pedagógicos.

a. Adequação conceitual: Relaciona materiais se estão conceitualmente adequados ao projeto pedagógico; e, relacionado aos conteúdos, temas, ideias etc. estão presentes e como colaboram para o desenvolvimento das aprendizagens previstas.

b. Atualização das informações: Relacionado a legitimidade e atualidade das informações contidas nos materiais de mídia; e a forma de relacionar os conceitos envolvidos nas aprendizagens pretendidas.

c. Adequação etária e cultural: Relacionado a linguagem, o gênero e o ritmo de narrativa presentes nos materiais de mídia e sua adequação a idade dos alunos e ao contexto do trabalho pedagógico.

d. Interesse: Relacionado aos ganchos de interesse no material; e, forma de mobilizar a atenção do público educativo.

e. Estética: Relacionado a sensibilidade que o material provoca no público educativo; e, a capacidade de tocar as emoções e senso estético.

f. Senso crítico: Relacionado as qualidades provocativas ao pensamento o material, do pensar, ter ideias e questionar, bem como a aprendizagens previstas.

g. Qualidade técnica: Relacionado à clareza das Imagem, som e outros componentes do material, bem como, se proporcionam a compreensão.

h. Tempo adequado: Relacionado ao material e sua compatibilidade com o tempo padrão das atividades.

i. Qualidades formativas. Relacionados aos valores contidos no projeto pedagógico e ao contexto institucional em que ocorre e quais estão presentes no material.

j. Reação: Relacionados ao que os materiais de mídia provocam: emoções, memórias e sentimentos poderosos nas pessoas e a forma do educador lidar com possíveis reações adversas entre seu público educativo.

*Compilação de texto. Fonte: Andréa Paula Osório Duque. Videoconferência MBA Gestão Escolar Mídias Interativas. Ibmec/UNIVIMA. www.ibmeconline.com.br/univima.

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