segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

 CONCEITOS MIDIÁTICOS E COMUNICATIVOS NA EDUCAÇÃO*

Artefatos: são mecanismos criados pela atividade humana que possibilitam a intermediação entre os participantes do processo educativo.

Chaves cognitivas: Processos por meio dos quais hábitos corporais e comportamentais produzem o acionamento orgânico e fisiológico de nossas habilidades comunicativas. Esses processos abrem os canais para o estabelecimento dos vínculos sociais e culturais por meio dos quais fluem informação e conhecimento.

Conectividade: Garante participação e abre caminho para influenciar e escolher quem nos influencie, defender nossos interesses, fazer alianças, encontrar parceiros e criar novos fatos. Nos ligar uns aos outros, encontrando e nos associando a quem nos interessa

Educar: resulta em transformações nos modos como as pessoas pensam e agem, e a forma como escolhemos educar pode influenciar o futuro das pessoas numa ou noutra direção.

Gestão: Conjunto de princípios, procedimentos, técnicas e instrumentos que buscam garantir a implementação daquilo que é planejado para que um projeto se concretize, podendo-se, assim, converter algo idealizado em realidade tangível e concreta.

Habito midiático: Cultura digital midiática. Tendência de escolher ou privilegiar este ou aquele vínculo de interfaces midiáticas dentro do processo que estabelecem as conexões comunicativas.

Hábitos culturais: integram os processos de construção de identidade na medida em que dão expressão simbólica a coisas, até a forma como organizamos nossas casas ou cidades.

Identidade: conhecimento que as pessoas e os grupos constroem acerca daquilo em que são iguais a todos os demais, daquilo em que são iguais a algumas outras e daquilo em que são diferentes de todas.

Interatividade:  se define pela efetiva participação dos interlocutores da construção dos conteúdos e das decisões que se dão no espaço educativo, onde lhes é garantido o poder da palavra, a transparência de processos, a influência sobre as dinâmicas que lhes dizem respeito.

Mídias: interfaces que pessoas, grupos, organizações, máquinas, entre outros sistemas. Desde as mais rústicas e tradicionais até as mais complexas e tecnologicamente avançadas, atuam na formação dos vínculos fundamentais que nos ligam uns aos outros.

Planejamento: conjunto das ações necessárias para implementar o projeto, consistindo na antecipação organizada do andamento futuro dos processos e eventos, buscando reduzir o grau de incerteza e garantir o encadeamento de fatores interdependentes.

Projeto: Uma intenção de transformação, uma visão antecipada e sistematizada das intervenções pretendidas sobre determinadas condições da realidade, com vistas a determinados fins.

*Compilação de texto. Fonte: Andréa Paula Osório Duque. Videoconferência MBA Gestão Escolar Mídias Interativas. Ibmec/UNIVIMA. www.ibmeconline.com.br/univima.

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