CONCEITOS MIDIÁTICOS E COMUNICATIVOS NA EDUCAÇÃO*
Artefatos: são
mecanismos criados pela atividade humana que possibilitam a intermediação entre
os participantes do processo educativo.
Chaves cognitivas:
Processos por meio dos quais hábitos corporais e comportamentais produzem o
acionamento orgânico e fisiológico de nossas habilidades comunicativas. Esses
processos abrem os canais para o estabelecimento dos vínculos sociais e
culturais por meio dos quais fluem informação e conhecimento.
Conectividade:
Garante participação e abre caminho para influenciar e escolher quem nos
influencie, defender nossos interesses, fazer alianças, encontrar parceiros e
criar novos fatos. Nos ligar uns aos outros, encontrando e nos associando a
quem nos interessa
Educar:
resulta em transformações nos modos como as pessoas pensam e agem, e a forma
como escolhemos educar pode influenciar o futuro das pessoas numa ou noutra
direção.
Gestão:
Conjunto
de princípios, procedimentos, técnicas e instrumentos que buscam garantir a
implementação daquilo que é planejado para que um projeto se
concretize, podendo-se, assim, converter algo idealizado em realidade tangível
e concreta.
Habito midiático:
Cultura digital midiática. Tendência de escolher ou privilegiar este ou aquele
vínculo de interfaces midiáticas dentro do processo que estabelecem as conexões
comunicativas.
Hábitos culturais:
integram os processos de construção de identidade na medida em que dão
expressão simbólica a coisas, até a forma como organizamos nossas casas ou
cidades.
Identidade:
conhecimento que as pessoas e os grupos constroem acerca daquilo em que são
iguais a todos os demais, daquilo em que são iguais a algumas outras e daquilo
em que são diferentes de todas.
Interatividade: se define pela efetiva participação dos
interlocutores da construção dos conteúdos e das decisões que se dão no espaço
educativo, onde lhes é garantido o poder da palavra, a transparência de
processos, a influência sobre as dinâmicas que lhes dizem respeito.
Mídias:
interfaces que pessoas, grupos, organizações, máquinas, entre outros sistemas.
Desde as mais rústicas e tradicionais até as mais complexas e tecnologicamente
avançadas, atuam na formação dos vínculos fundamentais que nos ligam uns aos
outros.
Planejamento: conjunto
das ações necessárias para implementar o projeto, consistindo na antecipação
organizada do andamento futuro dos processos e eventos, buscando reduzir o grau
de incerteza e garantir o encadeamento de fatores interdependentes.
Projeto: Uma intenção
de transformação, uma visão antecipada e sistematizada das intervenções
pretendidas sobre determinadas condições da realidade, com vistas a
determinados fins.
*Compilação
de texto. Fonte: Andréa Paula Osório
Duque. Videoconferência MBA Gestão Escolar Mídias Interativas. Ibmec/UNIVIMA.
www.ibmeconline.com.br/univima.
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