segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

 CONJUNTURA MIDIÁTICA: ESPAÇO, TEMPO E O PROCESSO INTERATIVO*

1 Distância física

Passa a ser menos relacionada ao território físico, passando a ser associada a conectividade ao macroambiente de informação.

2 Cognitiva

Não está vinculada a capacidade de memória do indivíduo e torna-se mais dependente de capacidades linguísticas; dos recursos que o sujeito pode mobilizar para selecionar, compreender e analisar informações.

3 Sociocultural

Já não é definida pela etnia, nacionalidade ou religião, mas depende de recursos dialogais disponíveis entre os interlocutores, isto é, a capacidade de aceitar diferenças e manejar semelhanças.

4 Geracional

Deixa de ser por idade, passando a ser definida pelas capacidades relacionais dos sujeitos em interação.

5 Ética

Afasta ou aproxima sujeitos segundo sua pauta de valores pessoais e coletivos, passa a ser menos de ordem moral e normativa, tornando-se mais associada a fatores de coerência atitudinais.

6 Horizontalidade, interatividade e participação

As mesmas pessoas que vivenciam este estilo de vida tendem a utilizar os mesmos processos se apresentando nos ambientes educativos com outras expectativas, outras “cabeças”, praticantes de novos hábitos e de novas modalidades comunicativas.

*Compilação de texto. Fonte: Andréa Paula Osório Duque. Videoconferência MBA Gestão Escolar Mídias Interativas. Ibmec/UNIVIMA. www.ibmeconline.com.br/univima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário