CONJUNTURA MIDIÁTICA: ESPAÇO, TEMPO E O PROCESSO INTERATIVO*
1 Distância física
Passa a ser menos relacionada
ao território físico, passando a ser associada a conectividade ao macroambiente
de informação.
2 Cognitiva
Não está vinculada a
capacidade de memória do indivíduo e torna-se mais dependente de capacidades
linguísticas; dos recursos que o sujeito pode mobilizar para selecionar,
compreender e analisar informações.
3 Sociocultural
Já não é definida pela etnia,
nacionalidade ou religião, mas depende de recursos dialogais disponíveis entre
os interlocutores, isto é, a capacidade de aceitar diferenças e manejar
semelhanças.
4 Geracional
Deixa de ser por idade,
passando a ser definida pelas capacidades relacionais dos sujeitos em
interação.
5 Ética
Afasta ou aproxima sujeitos
segundo sua pauta de valores pessoais e coletivos, passa a ser menos de ordem
moral e normativa, tornando-se mais associada a fatores de coerência
atitudinais.
6 Horizontalidade, interatividade e participação
As mesmas pessoas que
vivenciam este estilo de vida tendem a utilizar os mesmos processos se
apresentando nos ambientes educativos com outras expectativas, outras
“cabeças”, praticantes de novos hábitos e de novas modalidades comunicativas.
*Compilação
de texto. Fonte: Andréa Paula Osório
Duque. Videoconferência MBA Gestão Escolar Mídias Interativas. Ibmec/UNIVIMA.
www.ibmeconline.com.br/univima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário