O ENSINO DE COMBINATÓRIO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
1 Introdução
O primeiro contato da criança coma matemática na escola é contar/numerar diferentes elementos e o conceito de combinatório e a superação de da contagem de elementos isolados para contar grupos de objetos ou situações, selecionado de um conjunto de dados, podendo saber quantos elementos ou quantos eventos são possíveis numa situação sem precisar contar um a um.
2 Tipos de situação problema combinatório
a) Arranjo: Cada
arranjo é único, a ordem em que os elementos de um mesmo conjunto são colocados
gerando novas possibilidades, tendo fatores determinantes, os agrupamentos
são formados com elementos distintos entre si pela ordem ou pela espécie. os
agrupamentos são distintos entre si apenas pela espécie (por exemplo, AB e BA
produzem o mesmo resultado)
Ex. Para representante de turma da sala de
aula, candidataram-se 3 pessoas (joana, Mário e Vitória). De quantas maneiras
diferentes poderão ser escolhidos o representante e o vice-representante?
b) Combinação: A
ordem em que os elementos são colocados não gera novas possibilidades. Os
agrupamentos são distintos entre si apenas pela espécie (por exemplo, AB e BA
produzem o mesmo resultado)
Ex.: No pula-pula do parque podem entrar duas
crianças de cada vez. De quantas maneiras diferentes elas podem formar grupos
para brincar no pula-pula?
c) Permutação: A
ordem em que os elementos são colocados geram novas possibilidades, mas as posições
não são determinante. O pai sempre será pai, independentemente do lugar a ser
colocado o porta retrato como no exemplo a baixo.
Ex.: Na estante da minha casa há fotos do meu
pai, da minha mãe e do meu irmão, sendo um total de 3 porta-retratos. De
quantas formas diferentes posso organizar esses porta-retratos de modo que eles
fiquem lado a lado?
d) Produto
Cartesiano: Todos os elementos de um grupo devem ser
combinados com todos os elementos do outro grupo, a ordem não é determinante
neste caso.
Ex.: Para a festa de São João, na escola, tem 2 meninos (Pedro e João) e 4 meninas (Maria, Luiza, Clara e Beatriz) que querem dançar quadrilha. Se todos os meninos dançarem com todas as meninas, quantos pares diferentes poderão ser formados?
Considerações
A percepção dos conceitos de
combinatórios, mesmo que não sejam de forma consciente, pelo aluno, ajuda a
resolver mais facilmente os problemas e entender os enunciados. Pois com os
elementos do conjunto dado fazemos um agrupamento conforme o enunciado do
problema.
Pesquisas vem confirmando que crianças com cinco, seis, sete e oito anos de idade demostram que são capazes de compreender total ou parcialmente o que os problemas solicitam e desenvolver estratégias válidas e interessantes que podem servir como base para intervenções de ensino.
Referências
BRASIL. Pacto Nacional na Idade Certa: Educação
Estatística: unidade 7. MEC. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de
apoio à Gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB, 2014.
BRASIL. Pacto Nacional na Idade Certa: vamos
brincar de reinventar historias: ano3/unidade 4 / Ministério da Educação,
Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à gestão Educacional. –
Brasília: MEC, SEB, 2012.
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