quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

 PROBABILIDADE NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES

1 Introdução

Os direitos de Aprendizagem para os anos iniciais indicam necessidade de que os alunos compreendam que grande parte dos acontecimentos do cotidiano são de natureza aleatória e é possível identificar prováveis resultados desses acontecimentos. O trabalho com as noções de acaso e incerteza, que se manifestam intuitivamente, deve ocorrer em situações nas quais o aluno realiza experimentos e observa eventos.

2 Experimentos aleatórios

Experimentos nos quais não é possível determinar a certeza o resultado que será obtido, ou seja, são aleatórios, também denominados não determinístico: Jogo de dado, jogo de bingo, cara ou coroa. Estimular a noção de probabilidade ao comparar as quantidades. Qual cor tem mais chances de ser sorteadas? Porém não podemos garantir que isso realmente possa acontecer.

3 Eventos de probabilidade

Para encontrar os resultados prováveis, devemos identificar os resultados possíveis. Podem ser sorteadas todas as peças marrons, então saberei que a próxima será azul ou também em outros casos. Em sala de aula o trabalho com a probabilidade poderá fazer parte da rotina das crianças em várias situações:

a) Sorteando o ajudante do dia: Intervindo o professor poderá demonstrar que todos tem a mesma chance, pois cada nome de aluno está inserido apenas uma vez, e sendo sorteado, seu nome automaticamente será retirado, dando oportunidades ao demais.

b) Sorteando quem começa o jogo: podendo ocorrer através de dados, par ou ímpar, etc. Onde as possibilidades são a mesma para cada jogador.

c) Atividades de contagem de eventos em experimentos aleatórios: ex. as crianças jogam moedas 2 vezes (cara ou coroa) e repete este procedimento em mais dias. A criança percebera que os resultados mudam e não são previsíveis, podendo assim desenvolver o senso numérico e também abalam a percepção do senso comum em relação a sorte.

d) Jogos específicos:  perceberão que determinados eventos não tem a mesma chance de ocorrer, ao jogar dados para se obter a soma com resultado 6 é mais fácil de ocorrer do que o 2 ou o 1. Assim elas poderão descobrir esses fatos e ampliando o seu senso crítico.

Referências 

BRASIL. Pacto Nacional na Idade Certa: Educação Estatística: unidade 7. MEC. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de apoio à Gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB, 2014.

BRASIL. Pacto Nacional na Idade Certa: vamos brincar de reinventar historias: ano3/unidade 4 / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB, 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário