sábado, 6 de agosto de 2022

 RACISMO NO BRASIL: CONTEXTO E PROPOSTA DE AÇÕES DE INTERVENÇÃO (Produção de texto*)

O Brasil, mesmo sendo um país formado por uma miscigenação de vários povos, dentre os quais: indígenas, portugueses e africanos, resultado uma diversidade de raça, etnia, cultura, religião, dentre outros, é visível, no cenário social vigente, que pessoas e/ou grupos de pessoas se consideram superiores para com outros grupos, expressando atitudes de preconceito, dentro de uma visão discriminatórias de racismo, sendo tais atitudes, parte estrutural da sociedade brasileira, que é vista no contexto histórico, a exemplo a escravidão.

Com base em fatos históricos, torna-se uma grade desafio o combate contra atitudes de racismo, sendo necessário ações de resgate as políticas que visam combater a discriminação, não apenas com referência a leis, mas é necessário desenvolver sistematização das ações e a sensibilização de compreensão histórica e cultural sobre a diversidade étnica dentro de todos os ambientes possíveis, no caso em destaque, nas instituições de educação básica e superiores, por serem campo de formação de cidadãos críticos e conscientes.

Logo, as medidas de enfrentamento são necessárias, serem reforçadas em locais que desenvolvam atividades formativas, aja vista, que tais instituições são campos que estimulam o diálogo e debates de temática que favorece a formação social, cultural e humana, propiciando assim, situações reflexivas de observação sobre as atitudes preconceituosas, buscando compreender a questão do preconceito racial, e, outras atitudes preconceituosas discriminatórias existente na sociedade, visando o desenvolvimento da cultura do respeito.

Deste modo, entende-se, após o exposto, que medidas a serem tomadas, devem partir do reforço de debates reflexivos em ambientes que desenvolvem de forma mais direta a formação educacional e cidadã, que trabalha com o debate e a construção formativa social, cultural e humana. Para isso, o Estado precisa promover uma educação com uma infraestrutura de maior qualidade em todas instituições de ensino da rede pública, na educação básica e superior, especialmente, em escolas periféricas, além, é claro, do desenvolvimento de projeto que garanta educacionais realizados pelo Estado e pelas instituições de educação básicas e superiores fortalecendo reflexões e opinião crítica perante a sociedade.

* Material produzido por Lilian Beatriz S. dos Santos. Curso: Administração. Ensino Médio. IFMA – Campus Caxias. 2020.

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