sábado, 6 de agosto de 2022

 IDEOLOGIA, IDEIAS DE HABERMAS – ATIVIDADE DE FILOSOFIA

1 - Aponte três características da Ideologia, apresentando seu modo de atuar e um exemplo para cada característica.

O termo ideologia vem da junção de duas gregas “idea” mais “logos”, que significa, no contexto literal, “doutrina das ideias”, podendo classificar em duas linhas com diferentes significações, um positivo: O primeiro significado de ideologia é um conjunto de ideias que pretende explicar a realidade e as transformações sociais. Neste sentido, é sinônimo de doutrina ou ideário em geral e tem a função de orientar a ação social de indivíduos e de grupos. Aqui, a ideologia tem um caráter descritivo (ela explica como as coisas são) e também normativo (como deveriam ser); e, o outro negativo, a ideologia aparece como algo necessariamente negativo e pejorativo: trata-se da distorção do pensamento que nasce das contradições sociais e que serve justamente para ocultar ou disfarçar tais contradições, e, dependendo do contexto e do pensador, podemos ter, como característica: o conjunto de ideias de um grupo; a produção de significados e valores; a manipulação por meio de ideias; as ideias e valores da classe dominante; falsas ideias; uma forma de entender o mundo; entre outros.

E dentre suas características, dentre outras temos: 1) Ideologia como manipulação: principalmente em debates e disputas políticas, há a acusação de alguém que diz que o discurso do seu adversário é ideológico, ou seja, quer dizer que essa pessoa está enviesada e quer levar o seu público ao engano, como uma forma de manipulação. Nesse caso, ideologia seria o contrário de um discurso racional e comprometido com a realidade; 2) Ideologia como ilusão: essa acepção se relaciona com a anterior, porque propõe que as ideias são o contrário da realidade. Portanto, qualquer discurso que seja ideológico estaria se distanciando de uma compreensão racional do real. Contudo, essa perspectiva já é bastante criticada atualmente. Afinal, as ideias e a realidade não estão separadas como se supõe; e, 3) Ideologia da classe dominante: para uma concepção mais marxista do termo, a ideologia se sustenta na sociedade devido ao interesse e ao favorecimento das classes dominantes, ou seja, a burguesia. Por exemplo, a ideologia da meritocracia faz com que as pessoas se contentem com o sistema capitalista.

2 - Por que a mídia, de um modo geral, é um veículo que se apresenta como meio de difundir ideologias?

A mídia dentro do contexto de relações, é impulsionada por ideologias que envolve, dentre outros fatores, o financeiro, o político e o social, e que são bases que forma a sua estrutura ideológica, seguindo alinhamento de seus interesses. E por ser e ter um poder de influência no pensamento humano, contribui para a formação de um ser humano que pode ou não se tornar, mais ou menos autônomo e autêntico. Isso porque, dentro desse panorama a mídia pode apresentar certas “verdades”, que muitas vezes, podem estar obscura pela carga ideológica dos grupos que formam as empresas midiáticas, e que podem está presente nos noticiários, propagandas e programas de TV, dentre outros, e que pode afetar diretamente a quem assiste de forma positiva ou negativamente.

3 - Diferencie o "agir instrumental" do "agir comunicativo" no pensamento de Habermas, apontando as críticas que ele faz em relação à prevalência do instrumental sobre o comunicativo.

Segundo Habermas, ao analisar a sociedade moderna, percebe-se dentro de suas relações sociais, lógicas que orientam essas relações, destacando-se a ação, sendo a primeira, a relação instrumental, que estabelece relações sistemáticas que identifica os atores sociais como objetos de manipulação, ou seja, dá-se pelas relações sistêmicas entre os atores sociais, que são objetos de manipulação; e, a segunda que tem um alinhamento diferenciado da primeira, a relação comunicativa que estabelece regras de sociabilidade e de consenso entre os indivíduos, ou seja, consiste no conjunto de regras existentes na sociedade que estabelece regras e consensos entre os indivíduos entre o que é ou não aceito.

Para o autor, na sociedade contemporânea temos a prevalência da razão instrumental sobre a razão comunicativa, fazendo com que ela se transforme em razão de Estado. A ação comunicativa estabelecida pela rede de relacionamentos humanos e pela reflexão perde sua dialogicidade e seu poder de estabelecer o consenso entre os indivíduos em interação.

* Material produzido por Lilian Beatriz S. dos Santos. Curso: Administração. Ensino Médio. IFMA – Campus Caxias. 2021.

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