AS MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO E A EDUCAÇÃO: OS NOVOS DESAFIOS PARA A GESTÃO” E O CONTEÚDO DO VÍDEO, MUNDO DO TRABALHO, PANDEMÔNIO E PANDEMIA (*)
Com a leitura do texto
proposto e a sugestão do vídeo temático foi possível fazer um paralelo entre os
principais pontos tratados em ambos. O texto nos fala a respeito das profundas
modificações que tem ocorrido no mundo do trabalho e novos desafios trazidos para
o mundo. Neste universo o Capitalismo vive um novo padrão de acumulação
decorrente da globalização da economia e da reestruturação produtiva, que por
sua vez determina novas formas de relação entre o Estado e a sociedade.
Neste sentido o vídeo nos mostra que a pandemia que estamos vivendo não é um fenômeno da natureza que de repente desestruturou o mundo, como se um vírus estranho entrasse no planeta, como se a natureza fosse incontrolável e, portanto, tivéssemos a infelicidade de ser atacado por um vírus mortal e impiedoso. O sistema de metabolismo social de capital é destrutivo, capital como um sistema é indestrutível e incontrolável. A pandemia é uma consequência deste sistema capitalista destrutivo que só pode continuar crescendo com a destruição de força humana de trabalho em escala e só pode continuar se desenvolvendo destruindo a natureza.
Como reportar as novas exigências de competitividade que marcam o mercado globalizado, exigido cada vez mais qualidade com menor custo, a base técnica de produção fordista vai aos poucos sendo substituída por um processo de trabalho resultante de um novo paradigma. No vídeo é reportado esta questão quando nos remete a refletir acerca do quão obsoleto algumas coisas estão ficando em um curto espaço de tempo e foto do capitalismo no empurrar para acompanhar essas transformações nos tornando escravos do sistema que só massacra os menos favorecidos prevalecendo o poder das classes mais favorecidas.
A
partir destas novas bases materiais de produção estabelecem-se novas formas de
relação sociais que, embora não superem a divisão social e técnica do trabalho,
apresentam novas características, nas formas de comunicação com suas redes
interplanetárias, no acesso as informações na uniformização e integração de
hábitos comuns e assim por diante. Corroborando com esta ideia do texto, o
vídeo nos traz a evolução das tecnologias de informações e comunicações, onde
você adquire um eletrônico, como um celular e em menos de dois anos ele se torna
inferir aos avanços tecnológicos propostos pelas empresas que ofertam estes
aparelhos. A durabilidade das coisas estão cada vez menor e perdem seu valor em
um curto espaço de tempo.
Neste
contexto a pandemia veio para agravar ainda mais a condição do trabalhador e
mostrando o quanto é importante o domínio de várias habilidades para se manter
no campo de trabalho o que antes funcionava, hoje na nova conjectura já não
serve mais. Somos obrigados pela globalização a seguir um caminho sem volta e
perigoso. Em relação a educação o vídeo nos toca profundamente quando nos leva
a pensar o quanto é importante o está junto, o contato humano entre professor e
alunos para a construção do conhecimento
Em
decorrência, as velhas formas de organização taylorista/fordista não têm mais
lugar. A linha vai sendo substituída pelas células de produção, o supervisor
desaparece, o engenheiro desce ao chão da fábrica, o antigo processo de
qualidade dar lugar ao controle internalizado, feito pelo próprio trabalhador.
A
globalização da economia e a restruturação produtiva se deram a partir da
derrubada das fronteiras no campo das ciências, constituindo-se
transdisciplinares em face da problemática do mundo contemporâneo. Neste
sentido o professor fala da importância de se pensar na destruição que o
capitalismo brutal tem provocado no mundo todo. É importante se pensar numa
forma de contornar esse descontrole que afeta fatalmente a natureza nos
tornando reféns de suas consequências.
REFERÊNCIAS
KUENZER, Acácia Zeneida. As mudanças no mundo
do trabalho e a educação: os novos desafios para a gestão. IN: FERREIRA, Naura
Syria Carapeto (Org.).
Vídeo 1 - ANTUNES, Ricardo Luís Coutro. Mundo do
trabalho, pandemônio e pandemia
*NASCIMENTO, Cleide Coelho do.
Texto apresentado à disciplina: Seminário Integrador e Estudos
Curriculares IV, ministrado pela Profa. Jakeline Pereira Bogéa. Instituto Federal de Educação, Ciência Tecnologia do
Maranhão Campus Caxias. Coordenação do Curso de Pedagogia. Curso de
Licenciatura em Pedagogia – EPT. 2022.
Nenhum comentário:
Postar um comentário