quinta-feira, 6 de abril de 2023

 FUNÇÕES DA AVALIAÇÃO: SÍNTESE (Recorte de textos)

Dentro do contexto das funções da avaliação, torna-se importante refletir sobre o tempo da reflexão, sobre Selecionar, Diagnosticar, Antecipar, Orientar, Certificar e Regular, visando sempre o projetar do futuro e tempo de prospecção.

1) Selecionar:  A seleção possibilita a escolha do melhor método a ser utilizado para a aprendizagem dos diferentes conteúdos ou tarefas requeridas para sua realização.

2) Diagnosticar: O diagnóstico permite julgar a causa provável (certa ou hipotética) de um problema de aprendizagem ocorrido e definir o melhor procedimento para superação.

3) Antecipar: A avaliação antecipatória possibilita orientar para uma certa direção ou meta buscada. Isto é, define as regras de um jogo, dá as coordenadas, antecipa problemas, fornece parâmetros para a boa realização de algo que se deseja alcançar.

4) Orientar: Orientar significa: direcionar, nortear, ajustar-se ou voltar-se para uma certa direção, conduzir. Na avaliação como orientação, avaliar e intervir ocorrem simultaneamente, de modo relacional e não causal.

5) Certificar: Certificação é o momento em que se recebe “algo” (uma confirmação) que indica que se completou minimamente certa exigência.

6) Regular: A função da avaliação como regulação é permitir uma avaliação formativa ou contínua. Ela informa e permite corrigir, antecipar e confirmar o que está acontecendo no processo / na direção pretendida.

Na reflexão sobre a avaliação, torna-se importante não recair na avaliação excludente, ou seja, precisa-se evitar classificar as respostas apenas em acertos e erros, ou satisfatórias, fundamentando-se na concepção de quem saber e não saber na perspectiva de substituição da heterogeneidade real por uma homogeneidade idealizada.

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