sábado, 6 de maio de 2023

 REFLEXÕES CONCEITUAIS SOBRE O QUE É FILOSOFIA (CITAÇÕES)

“Filosofia não é e não pode ser simples prolongamento do conhecimento cientifico nada mais que um ponto de vista mais geral e amplo, mas essencialmente de igual natureza, dos mesmos objetos de que se ocupa a Ciência.”

(JUNIOR, 2007, p.12)

[...] para Kant, a filosofia é um saber que está sempre incompleto, pois está sempre em movimento, sempre aberto, sempre sendo feito e se revendo e por isso não pode ser capturado e ensinado [...]. O ato de filosofar, por sua vez, seria composto de passos conscientes na análise e crítica dos sistemas filosóficos, exercitando o talento da razão, investigando seus princípios em tentativas filosóficas já existentes. O autor estaria afirmando a autonomia da razão pura, na interpretação corrente de suas colocações. [...]. Pensamos que não podemos dizer que para Kant é possível separar o filosofar da filosofia já que o proposto exercício da razão deve ser feito sobre os sistemas filosóficos.

(ALPIS 2004, p. 306 – 307)

“Retomo aqui as duas tendências teóricas em torno das quais têm oscilado duas possíveis abordagens metodológicas: o ensino da filosofia como produto ou como processo. A esse respeito, o professor Antônio Joaquim Severino (1989) lembra que o ensino de filosofia como produto valorizou a abordagem sistematizada da história do pensamento, enquanto a preferência por temas e textos tem sido característica do ensino de filosofia como processo.”

(ARANHA, 2000, p. 120)

Melhor dizendo, seu campo de ação é o problema enquanto não se sabe ainda onde ele está; por isso se diz que a filosofia é busca [...] É nesse sentido também que se pode dizer que a filosofia abre caminho para a ciência; através da reflexão.”

(SAVIANI 2004. p.16).

Referências

ALPIS, R. P. L. O professor de filosofia: o ensino de Filosofia no Ensino Médio como experiência filosófica. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v24n64/22832. Acesso em: 3 de maio de 2023.

ARANHA, M. L. A. filosofia no ensino: relato de uma experiência. In: GALLO, S.; KOHAN, W. O. (Orgs). Filosofia no ensino médio. 3 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

JUNIOR, Caio Prado. O que é filosofia. 34. ed. São Paulo, SP. Editora Brasiliense: 2007.

SAVIANI, Dermeval. Do senso comum à consciência filosófica.15. ed. Campinas, SP:Autores Associados, 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário